O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, de sexta-feira a domingo (13 a 15/9), vai reunir na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, mais de 150 clubes de 23 Estados do Brasil e mais o Distrito Federal - a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 836 atletas (472 masculino e 364 feminino).
Os três dias de disputas serão mostrados ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt, a partir das 8 horas de sexta-feira (13/9), com os 100 m do decatlo. Serão duas etapas por dia, a última delas no domingo (15/9), fechando às 15:20, com a disputa do lançamento do dardo feminino.
Na edição de 2023, a AD Centro Olímpico de São Paulo foi a campeã brasileira sub-18, com 174 pontos - venceu também no feminino (66 pontos) e masculino (108 pontos).
"Acho que nossa equipe, com 24 atletas, está bem para brigar por pódios no masculino e feminino e na classificação geral. Temos alguns atletas que estão indo à esse Brasileiro em busca de vaga para Sul Americano Sub-18. Nosso destaque no masculino é o atleta Odair Gonçalves Junior (110m com barreiras) e no feminino Emily Mariana Santos (lançamento do disco)", afirma Alexandre Moratto, coordenador de Atletismo do Centro Olímpico.
O Nordeste terá boa representatividade, com times da casa, como o Sport Clube Recife, com 35 atletas, e a APA Petrolina, com 30 atletas, e ainda o Projeto Atletismo Campeão, com um time menor, mas importante. E também de outros Estados, como a Associação Paraibana de Atletismo (ASPA), que inscreveu 30 atletas, e o Atletus de Talentus, do Maranhão, com 23.
Forças do Sudeste e do Sul, de Minas Gerais, a competição terá o Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, com 21 atletas e a USIPA, de Ipatinga, com 17; do Paraná, a FECAM/ASSERCAM, de Campo Mourão, com 21 atletas, e o IPEC Londrina FEL, com 15; de São Paulo, além do Centro Olímpico, o SESI-SP, com 17 atletas e a ORCAMPI, de Campinas, com 14.
Da região Centro-Oeste a CASO, de Sobradinho, no Distrito Federal, com 18 atletas - esta é a equipe do marchador Caio Bonfim, medalhista olímpico de prata nos Jogos de Paris. E também times do Mato Grosso, como a ASA Sorriso e o Instituto Vicente Lenílson, de Cuiabá.
"Mais uma grande competição do atletismo aqui em nosso Estado. Em março realizamos o Sul-Americano de Marcha Atlética, na Arena Pernambuco, e agora recebemos o Brasileiro Sub-18, na pista da Universidade Federal de Pernambuco. Um prazer receber atletas que estão em evolução e farão parte do próximo ciclo olímpico, num evento que vai ser um ganho para o atletismo nacional e, em especial, para o Estado de Pernambuco", afirmou Luciano Leonídio, secretário Executivo de Esportes do Governo de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Seis treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana
O atleta do CASO-DF, que teve excelente atuação no Brasileiro Sub-23 nos 400 m, correndo na casa dos 45 segundos, foi convocado para o Mundial de Guangzhou, que será realizado dias 10 e 11 de maio; o Brasil terá 18 atletas nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, masculino, feminino e misto
Equipe do curso de Fisioterapia da Universidade, de São Paulo, trabalha no processo de recuperação pós-competição em parceria com a CBAt, por competições humanizadas, e faz pesquisa para avaliar o comportamento do sono dos atletas e como isso influencia na performance e nas lesões
A prova, que recebeu Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi realizada no domingo (27/4), reunindo 10 mil corredores na capital gaúcha; em Salvador, Lucas Barboza e Jeane Barreto foram os campeões da Meia Maratona