Recife - Os primeiros campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo são dos 1.500 m, finais definidas na manhã desta sexta-feira (13/9), na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Camila Ramalho de Campos (AETA-Taubaté-SP), com 4.42.72, e Henrique Rodrigues Alencar (CASO-DF), com 4.00.15, ficaram com as medalhas de ouro na prova do meio fundo.
O Campeonato prossegue até domingo (13/9) com entrada franca e transmissão da TV Atletismo Brasil ao vivo, de todas as etapas, duas por dia.
Camila, de 17 anos, treina com João Carlos Elisiario de Almeida e ganhou a prova com sua melhor marca pessoal em Recife. A prata foi conquistada por Aquiza Silvas (AAPS-AP), com 4.47.52, e o bronze por Isabele dos Santos Carlos (Clã Delfos-MG), com 4.49.04.
"Minha corrida foi muito boa para o meu primeiro ano no sub-18, gosto de correr com esse tempo (um dia quente, mas nublado). E pegar pódio no meu primeiro Brasileiro foi muito gratificante. Quero agradecer ao meu treinador João Sena, ao meu clube CASO e as Loterias Caixa", disse Henrique, de 16 anos, que começou no atletismo com 8 anos num projeto social de Paranoá, no Distrito Federal.
Contou que corria as maratoninhas da Caixa, que davam bicicletas como prêmio. "Eu ganhei 12 bicicletas. Fui correr o sub-16 e fui medalhista nos 1.000 m e nos 1.000 m com obstáculos. Fui campeão dos JEBs", disse Henrique que passou a competir os 1.500 m nesta temporada, por orientação de seu treinador João Sena, pai de Caio Bonfim, medalhista olímpico de prata na marcha atlética 20 km nos Jogos de Paris-2024. "Sou um estreante na distância", observou Henrique, lembrando que as provas do meio fundo eram as do campeão olímpico nos 800 m Joaquim Cruz, que é de Taguatinga, também no Distrito Federal.
No masculino, a prata nos 800 m ficou com Pedro Ferreira de Abreu (IPEC Londrina FEL), com 4.02.02, e o bronze foi ganho por Valdir de Souza Rocha Junior (Escolinha JP-GO), com 4.02.09.
Na etapa da manhã Viviany Almeida de Lima (Associação de Atletismo de Russanas-CE), de 15 anos, foi a primeira na qualificação do salto em distância com 5,99 m, novo recorde brasileiro sub-16 para a prova. A marca anterior, de 5,80 m, pertencia a Lissandra Maysa Campos desde 2017.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo