O Comitê Feminino - que representa o universo feminino (atletas, treinadoras, árbitras, integrantes de equipes multidisciplinares, entre outras) perante a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - criou e vem desenvolvendo na temporada 2024 a Roda de Conversa, que leva informação e bate-papo a todos os Campeonatos Brasileiros do calendário.
No Brasileiro Sub-18, realizado de sexta-feira a domingo (13 a 15/9), em Recife a pernambucana Cisiane Lopes, que foi atleta da marcha atlética, falou de sua carreira e da importância de estudar ao mesmo tempo em que se pratica atletismo para as jovens que ocuparam o auditório da UFPE.
A Roda de Conversa foi conduzida pelas treinadoras Rita de Cássia Santos de Jesus e Margareth Bahia Marques Haiden, integrantes do Comitê, e contou com a presença do presidente da CBAt Wlamir Motta Campos, do vice-presidente, o atleta olímpico Edson Luciano Ribeiro, e do diretor Executivo Cláudio Castilho.
A coordenação do Comitê Feminino é de Elisângela Maria Adriano, que foi atleta de grande destaque nas provas do lançamento do disco e arremesso do peso e hoje é gestora do IEMA-SP. E além de Ritinha e Margareth integram o Comitê as treinadoras Daiana Priscila Voigt Gamboa e Martina Lindemayer.
No Troféu Brasil de Atletismo o tema da Roda de Conversa foi a proteção contra o assédio sexual e moral, no Brasileiro Sub-23 a transição de carreira e no Sub-18 uma conversa com Cisiane Lopes que foi marchadora e hoje é educadora física e mãe, cursando nutrição.
"Apesar de saber que são adolescentes que estão na fase escolar, estão começando no atletismo e ainda não pensam em transição de carreira é importante que, no presente, comecem a trabalhar as suas vidas futuras, para que quando a carreira acabe e as oportunidades cheguem estejam preparados", disse Cisiane, sobre a sua mensagem principal aos atletas, jovens presentes a Roda de Conversa. Passou fortemente a mensagem da importância do estudo. "É o que a gente vai ter para o resto da vida."
TODOS OS RESULTADOS do Brasileiro Sub-18 podem ser conferidos no site da CBAt.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Seis treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana
O atleta do CASO-DF, que teve excelente atuação no Brasileiro Sub-23 nos 400 m, correndo na casa dos 45 segundos, foi convocado para o Mundial de Guangzhou, que será realizado dias 10 e 11 de maio; o Brasil terá 18 atletas nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, masculino, feminino e misto
Equipe do curso de Fisioterapia da Universidade, de São Paulo, trabalha no processo de recuperação pós-competição em parceria com a CBAt, por competições humanizadas, e faz pesquisa para avaliar o comportamento do sono dos atletas e como isso influencia na performance e nas lesões
A prova, que recebeu Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi realizada no domingo (27/4), reunindo 10 mil corredores na capital gaúcha; em Salvador, Lucas Barboza e Jeane Barreto foram os campeões da Meia Maratona