Recife - Benjamin da Silva Oliveira (AMAM-AM) venceu o salto triplo no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo com a boa marca de 15,51 m (0,5 m/s), a sétima do Ranking Mundial da World Athletics no ano. Benjamin, de 17 anos, comemorou muito o resultado, a medalha de ouro com a sua melhor marca pessoal.
Guilherme da Silva Izidoro (Instituto Foz - IAFI) conquistou a medalha de prata (15,23 m) e Gabriel Machado Dutra (ASA Sorriso-MT) a de bronze (14,93 m).
"Foi uma prova muito boa, muito bem disputada. Eu vim para cá - de Manaus - com a mente de melhorar o meu PB (personal best), que era 15,20 m e quando consegui saltar 15,07 m na qualificação vi que seria possível. Ser sétimo do mundo é muito, mas muito gratificante", disse Benjamin, que treina na Vila Olímpica de Manaus com Jorge Alfredo Rei.
Outros bons resultados da última jornada do Brasileiro vieram em provas de campo. Edimara Alves de Jesus (Benônio Gouvêa-ES), capixaba de Itaúnas, que foi ao Mundial Sub-20 de Lima (Peru), em agosto, venceu o arremesso do peso, com 16,02 m. Francisco Paulo Barbosa (AMA-MT) ficou com o título do lançamento do dardo, com 65,54 m.
TODOS OS RESULTADOS da competição podem ser conferidos no site da CBAt.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)