Recife - A AD Centro Olímpico, de São Paulo, é a campeã brasileira sub-18 de 2024 - esse foi o seu oitavo título na categoria. A equipe somou 132 pontos (76 no feminino e 56 no masculino) para comemorar o troféu do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, após três dias de disputas, de sexta a domingo (13 a 15/9), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. O Centro Olímpico também foi o campeão feminino (76 pontos) e o segundo colocado no masculino (56).
Na classificação geral, o IPEC Londrina FEL, do Paraná, foi o vice-campeão (79 pontos) e o Sesi-SP o terceiro colocado (75 pontos).
No feminino, Russas, do Ceará, foi a vice-campeã (57 pontos) e a Corville, de Santa Catarina, a terceira colocada (49 pontos).
No masculino, o campeão foi o Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia (Minas Gerais), com 56 pontos (mesma pontuação do Centro Olímpico, mas com maior número de vitórias) e a ACA, de Santa Catarina, em terceiro (51 pontos).
MELHORES ATLETAS - Os melhores atletas da competição foram Viviany Almeida de Lima (Associação de Atletismo Russana-CE), campeã do salto em distância, com recorde brasileiro sub-16 (6,10 m, 1.7), e do salto triplo (12,39 m, 1.4), também recorde brasileiro sub-16; e Alessandro Soares (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba-SP) que conquistou duas medalhas de ouro, no arremesso do peso (19,34 m) e no lançamento do disco (50,72 m).
"A avaliação é muito positiva, principalmente pelo sucesso da política de descentralização dos Brasileiros. Tivemos 23 Estados participando, muitos atletas se destacando, principalmente do Nordeste, o que é extremamente importante. Esse Brasileiro mostra o sucesso da oportunização", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Observou que foram muitos os atletas do sertão e mesmo de Pernambuco que puderam mostrar seus resultados. "Se o evento não fosse realizado no Nordeste dificilmente conheceríamos esses atletas", frisou. "Ficou claro com o recorde brasileiro sub-16 quebrado por Viviany de Lima no salto em distância, fruto da oportunidade que ela teve de competir."
HOMENAGEM AOS 62 ANOS DAS LOTERIAS CAIXA - A Loterias Caixa, que completa 62 anos neste dia 15 de setembro de 2024, é a patrocinadora máster do atletismo brasileiro. "Os resultados do Sub-18 e as vidas transformadas são uma homenagem as Loterias Caixa", ressaltou Wlamir Motta Campos.
"As Loterias Caixa estão conectadas e fomentando o esporte, da base ao altíssimo rendimento. No dia em que celebramos o aniversário temos de agradecer ao presidente Carlos Vieira e a todos os colaboradores das Loterias Caixa e da Caixa, falar da importância da sociedade apostar nos jogos das Loterias Caixa, destacar que só em 2023 R$1,6 bi foram destinados para o esporte brasileiro, valores robustos, significativos e que nos ajudam a fazer desse esporte fantástico uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão social."
TODOS OS RESULTADOS da competição podem ser conferidos no site da CBAt.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo