Capa

CBAt faz sucesso na COB Expo com presença de atletas olímpicos e ídolos do atletismo

30.09.2024  |    755 visualizações

O contato com atletas e ídolos como Caio Bonfim, Darlan Romani e Fabiana Murer, dentre outros, mais a exposição de implementos, interação com crianças e jovens com brincadeiras como quiz e videogame, com brindes, trouxeram público ao estande montado pelo Atletismo Brasil

Caio Bonfim, que conquistou a inédita medalha de prata na marcha atlética 20 km nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, foi uma das atrações no estande da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na COB Expo, a feira de todos os esportes, realizada de 25 a 29 de setembro, em São Paulo. Caio fez grande sucesso no contato com o público - filas se formaram na frente do estande da CBAt para autógrafos em camisetas e fotos.

O evento reuniu gestores, atletas, ex-atletas, patrocinadores, fãs e estudantes em um só local. Caio Bonfim interagiu com os visitantes, gravou podcast, participou de programas e entrevistas com a mídia. "É uma oportunidade de o público ver e conhecer um pouco de todos os esportes e, principalmente, o atletismo", comentou Caio, que veio de Brasília (DF), para dois dias de atividades com o atletismo na feira de todos os esportes (26 e 27/9).

A CBAt ainda recebeu como seus convidados o campeão mundial Darlan Romani; o medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, com o revezamento 4x100 m nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000; Fabiana Murer, campeã mundial, bicampeã da Diamond League e recordista sul-americana do salto com vara; Luiz Maurício da Silva, finalista no lançamento do dardo em Paris (11º); a atleta olímpica Juliana Campos, do salto com vara; Viviane Lyra, da marcha atlética.

Gabriel Garcia, velocista que foi aos Jogos Olímpicos e aos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, trouxe e mostrou para o público as duas medalhas de ouro que ganhou com Jerusa Geber, campeã paralímpica dos 100 m e dos 200 m T11.

Passaram pelo estande atletas como a campeã olímpica Maurren Maggi; a meio-fundista Jaqueline Weber; Gabriele Sousa dos Santos, do salto triplo; Ana Caroline Silva, do arremesso do peso; a velocista Ana Claudia Lemos; e Alexsandro Melo, o Bolt, dos saltos triplo e em distância. E muitos ídolos, como o maratonista Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre.

E autoridades como Ciro Solano Hurtado, presidente do Comitê Olímpico da Colômbia e da Associação Pan-Americana de Atletismo, e Iziane Marques, secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte.

Num estande de 25 metros quadrados, todo adesivado nas cores da CBAt - verde e azul predominantes - foram exibidos os implementos utilizados nas provas do atletismo (peso, disco, dardo e martelo), o uniforme da PUMA usado pelas seleções, bem como as sapatilhas. Chamou muito a atenção as imagens da prova olímpica de Caio Bonfim em Paris, exibida em telão de led, bem como imagens de provas e atletas do atletismo. 

Fez um grande sucesso a interação com o público jovem - crianças e adolescentes - com a distribuição de brindes (pin, chaveiro, bloquinho, caneta, garrafinha e copos para água e meias da CBAt e seus patrocinadores e 450 garrafinhas da PlayPiso) pra quem acertasse um quiz de atletismo. Foram distribuídos mais de 1.000 cards de estrelas que ganharam algumas das 21 medalhas olímpicas do atletismo brasileiro.

Um Desafio Gamer, coordenado pela Arena Digital Brasil, trouxe a emoção do atletismo no PS5 no estande da CBAt durante os cinco dias de feira, com distribuição de prêmios. Foram disponibilizados games de corrida, saltos horizontais e lançamento do martelo, entre outros.

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB) a segunda edição da COB Expo recebeu em cinco dias cerca de 72 mil pessoas, 20% a mais do que em 2023.  

"Foram cinco dias intensos de feira, com mais de 70 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer sobre o atletismo, através do contato com os implementos, quiz, videogame e presença de atletas olímpicos e ídolos. Foram mais de 3 mil brindes distribuídos para o público. É uma iniciativa importante do COB. Além de ser inclusiva, a feira também permite a exposição de marcas e a prospecção de novos parceiros", afirmou Maiara Dias Batista, supervisora de Comunicação e Marketing da CBAt.

"A COB Expo é o maior evento do Brasil de networking e de encontro dos stakeholders do esporte, de patrocinadores, governos, entidades que fazem parte do ecossistema do esporte. A cultura tem vários fóruns estatais que tratam das políticas do setor e nós não. A COB Expo veio para ocupar esse espaço e foi um sucesso, com mais de 70 mil visitantes. E também muito importante são os painéis com o debate das políticas públicas, discutidas e construídas no evento", disse Wlamir Motta Campo, presidente do Conselho de Administração da CBAt. 

Ainda destacou a presença de estrelas e ídolos "que servem de inspiração para as crianças e jovens", que fizeram filas em frente ao estande para pedir autógrafos em camisetas e fotos.

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo