As maiores estrelas do atletismo mundial competirão a Diamond League 2025 em quatro Continentes diferentes, em 14 dos mais prestigiados meetings de um dia. A final, em dois dias, do nobre circuito da World Athletics será em Zurique, Suíça, em 27 e 28 de agosto de 2025.
O Brasil tem dois bicampeões da Diamond League, Alison dos Santos, o Piu, nos 400 m com barreiras (2022 e 2024) - campeão mundial e que ganhou sua segunda medalha olímpica em Paris-2024 -, e Fabiana Murer, no salto com vara (2010 e 2014), campeã mundial e recordista sul-americana.
O caminho para o troféu de diamante começará em Xiamen, no dia 26 de abril de 2025, e permanecerá na China para o segundo meeting da temporada, em Xangai/Suzhou, no dia 3 de maio.
A série seguirá então para Doha (Catar) e Rabat (Marrocos) antes do primeiro evento do ano na Europa, em Roma (Itália), no dia 6 de junho. Na sequência, a liga para em Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) e Paris (França). Vai para os Estados Unidos, com a etapa de Eugene, e volta para a Europa, com sedes na cidade-Estado de Mônaco e em Londres (Inglaterra) em julho, antes de entrar na reta final em agosto. Após encontros na Silésia (Polônia), Lausanne (Suíça) e Bruxelas (Bélgica), a final da Diamond League retornará a Zurique, pela primeira vez desde 2022, de 27 a 28 de agosto.
Cada prova será disputada entre quatro e sete vezes até a final, dando a atletas, com toda a diversidade de provas do atletismo, a chance de se classificarem. Os 32 campeões da Diamond League serão premiados no Weltklasse Zurich, com o icônico trofeu de diamante e também prêmios recordes em dinheiro.
A Diamond League fecha em agosto. Por isso, servirá de preparação e será uma prévia do espetáculo que todos vão assistir no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio-2025, marcado para o período de 13 a 21 de setembro.
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Seis treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana
O atleta do CASO-DF, que teve excelente atuação no Brasileiro Sub-23 nos 400 m, correndo na casa dos 45 segundos, foi convocado para o Mundial de Guangzhou, que será realizado dias 10 e 11 de maio; o Brasil terá 18 atletas nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, masculino, feminino e misto
Equipe do curso de Fisioterapia da Universidade, de São Paulo, trabalha no processo de recuperação pós-competição em parceria com a CBAt, por competições humanizadas, e faz pesquisa para avaliar o comportamento do sono dos atletas e como isso influencia na performance e nas lesões
A prova, que recebeu Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi realizada no domingo (27/4), reunindo 10 mil corredores na capital gaúcha; em Salvador, Lucas Barboza e Jeane Barreto foram os campeões da Meia Maratona