A World Athletics (WA) publicou a atualização do Regulamento de Selos WA para 2025 e algumas diretrizes para uso da plataforma do 'Calendário Global' (do inglês Global Calendar). As informações são direcionadas aos Organizadores de Corridas de Rua interessados em concorrer ao Selo WA para 2025. Todas as informações estão contidas na Nota Oficial 153/2024, divulgada pela Confederação Brasileira de Atletismo nesta segunda-feira (14/10). O prazo final para as inscrições é dia 23 de outubro de 2024.
As inscrições para os Selos de Corridas de Rua 2025 Platina, Ouro, Elite e WA já estão abertas. O procedimento é totalmente online, na plataforma 'Global Calendar' que a World Athletics utiliza para gerenciar globalmente as competições do atletismo.
A maioria dos Organizadores de Corridas de Rua que obtiveram os Selos WA 2023/2024 terão credenciais de acesso a plataforma, inserindo o login e senha.
Para a criação de uma nova conta, o Organizador de Corrida de Rua poderá acessar https://globalcalendar.worldathletics.org/e Register Now. Um ou dois dias após completar o formulário com seus dados poderá enviar a inscrição. A CBAt analisará o pedido de inscrição de cada Organizador de Corrida de Rua e, sendo aprovado, ele será habilitado.
Todos os procedimentos são realizados dentro da plataforma WA. Após a validação da CBAt, o arquivo estará sob análise da World Athletics até a publicação no calendário global.
Os Organizadores interessados na inscrição dos Selos Elite e WA, em provas com distâncias conforme Artigo 1.4 do Regulamento de Selos WA 2025, devem solicitar a inscrição o mais rápido possível para cooperar com o planejamento do calendário 2025.
A World Athletics avaliará a conformidade com os Regulamentos de 2024 e as condições de elegibilidade em 2025. As Corridas serão classificadas com base nos critérios definidos nos Artigos 2.2.3 e 2.3.3 do Regulamento de Selos WA 2025, caso haja um maior número de candidaturas para as Maratonas com Selo Ouro (25 provas) e Selo Platina (12 provas). Para os Selos Platina e Ouro não serão processadas inscrições de nenhuma Corrida de Rua com pagamentos pendentes para a World Athletics.
Assim que o processo for concluído, as inscrições serão validadas e as corridas adicionadas ao calendário online. Qualquer Organizador de Corridas de Rua que não tiver sucesso com suas inscrições será contatado, individualmente, e convidado a reenviar uma inscrição para um Selo de nível inferior, se assim desejar.
Quando uma Corrida é adicionada ao Calendário Global, os Organizadores podem baixar o Regulamento de 2025 atualizado e todos os gráficos diretamente na plataforma. Para assistência técnica sobre a plataforma e inscrição, os Organizadores de Corrida de Rua podem entrar em contato com o Sr. Benjamin Roux, pelo e-mail: benjamin.roux@worldathletics.org.
Os Diretores Médicos das Corridas de Rua com Selos WA serão obrigados a demonstrar sua participação em pelo menos um Curso de Medicina de Emergência de Corridas de Rua a cada três anos. A admissão ao curso é gratuita para Diretores Médicos de provas com Selos WA. Para informações ou para reservas contatar a senhora Cloé Pustel pelo e-mail: cloe.pustel@worldathletics.org.
Os organizadores de todas as provas do Calendário Nacional que concorrem ao Selo WA 2025, devem solicitar o reconhecimento à CBAt do Permit Ouro, impreterivelmente, e com antecedência mínima de 70 dias da data da realização da prova (Norma 07 CBAt). Somente o Permit Ouro atende as exigências impostas no Regulamento dos Selos World Athletics 2025.
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Seis treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana
O atleta do CASO-DF, que teve excelente atuação no Brasileiro Sub-23 nos 400 m, correndo na casa dos 45 segundos, foi convocado para o Mundial de Guangzhou, que será realizado dias 10 e 11 de maio; o Brasil terá 18 atletas nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, masculino, feminino e misto
Equipe do curso de Fisioterapia da Universidade, de São Paulo, trabalha no processo de recuperação pós-competição em parceria com a CBAt, por competições humanizadas, e faz pesquisa para avaliar o comportamento do sono dos atletas e como isso influencia na performance e nas lesões
A prova, que recebeu Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi realizada no domingo (27/4), reunindo 10 mil corredores na capital gaúcha; em Salvador, Lucas Barboza e Jeane Barreto foram os campeões da Meia Maratona