Capa

Intercâmbio entre treinadores é um dos objetivos da Clínica de Salto com Vara

24.10.2024  |    640 visualizações

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

A Clínica de Salto com Vara e a I Copa Nacional de Salto com Vara Escola Naval-FERAt serão realizadas, sábado e domingo (26 e 27/10), respectivamente, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. A Clínica terá Elson Miranda que, como principal ministrante, abordará o desenvolvimento de uma das provas mais técnicas do atletismo no Brasil e sua experiência com a preparação da bicampeã mundial Fabiana Murer e do campeão e medalhista olímpico Thiago Braz.

Fabiana Murer, que ainda reúne outras medalhas conquistadas em Mundiais, é bicampeã da Diamond League, recordista sul-americana (4,87 m) e figurou dez anos entre as top 10 do Ranking Mundial também participará da Clínica. 

O objetivo da atividade é compartilhar as lições aprendidas dos trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial. "O crescimento de uma prova se dá por vários fatores e o intercâmbio entre os técnicos é um deles. Eu tenho informações, parâmetros para o trabalho, sei o que fazer, mas quero ouvir os técnicos, quero saber deles como está o trabalho e como todos podem atuar para detectar talentos, ter condições e desenvolver a prova", disse Elson Miranda, que foi atleta do salto com vara - competiu por 15 anos e sua melhor marca pessoal foi 5,02 m. "Era muito grande a diferença de resultados entre nós, os americanos e europeus."

Elson Miranda, a partir dos parâmetros aprendidos com o ucraniano Vitaly Petrov (treinador dos multicampeões Serguei Bubka e Yelena Isinbaeva e depois do brasileiro Thiago Braz), foi um grande propulsor do desenvolvimento do salto com vara no Brasil.

Foram várias idas e vindas em clínicas na Europa e no Brasil, em muitos anos seguidos de trabalho, com apoio de clubes, federações, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e também com recursos próprios, para competir principalmente. "Precisa competir, conseguir manager, ir para a Europa", observa Elson, que levou Fabiana Murer e Thiago Braz para o nível internacional. Ambos figuraram no top 10 do Ranking Mundial do salto com vara.

No início da preparação, aos 16 anos, Thiago Braz foi prata nos Jogos Olímpicos da Juventude e campeão mundial aos 19 anos. Karla Rosa, que foi atleta e assistente de Elson Miranda é hoje a treinadora da atleta olímpica Juliana De Menis Campos, que competiu nos Jogos de Paris-2024. Elson também atuou em clubes como a Funilense/ORCAMPI, BM&FBovespa e Pinheiros, com os atletas olímpicos Fábio Gomes da Silva (Londres-2012) e Augusto Dutra (Rio-2016). As varas que eram dele e de Fabiana Murer são usadas ainda hoje por Juliana Campos e parte delas estão no Centro Olímpico, onde a prova também é desenvolvida com jovens talentos.

Joana Ribeiro da Costa, supervisora Técnica da CBAt, que foi atleta olímpica do salto com vara (Rio-2016), elogiou a iniciativa da Clínica e da Copa. "É muito especial porque está unindo pessoas importantes, que tiveram muito acesso e convivência com o Petrov, o Domenico, com treinadores da Europa e com outros atletas. Já mostramos que temos potencial no salto com vara no Brasil e essas são iniciativas muito positivas", ressaltou Joana. 

Os temas que serão abordados na Clínica: Metodologias de treinamento – experiências que deram certo e errado na preparação de atletas; Periodização – como preparar um atleta de salto com vara, para que ele atinja o pico de performance na competição alvo; e Fundamentos técnicos do salto com vara – principais fundamentos técnicos da prova e como trabalhá-los.

A mesa-redonda será conduzida por treinadores e atletas de alto rendimento, com a participação de convidados, oficiais e alunos da EsEFEx, AMAN, Escola Naval e AFA. Estará na coordenação o treinador Marlon Borges, autor da iniciativa, com Elson Miranda e Fabiana Murer, mais os treinadores Henrique Camargo Martins (EC Pinheiros-SP), Renato Átila Souza (São Bernardo do Campo-SP), Alexandre Moratto (AD Centro Olímpico-SP) e os atletas Augusto Dutra, Ayla Sakamoto, Lucas Alisson Pedro (campeão do Troféu Brasil-2024), Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, do decatlo, dentre outros participantes.

I COPA DE SALTO COM VARA - A I Copa Nacional de Salto com Vara Escola Naval - FERAt 2024 será organizada e dirigida pela Federação Estadual Rio de Janeiro, segundo as regras da World Athletics e normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Será disputada na pista da Escola Naval (Av. Almirante Sylvio de Noronha, s/n – Castelo, CEP 20021-010 - Rio de Janeiro/RJ), na manhã de domingo (27/10). Recebeu a inscrição de 35 atletas, vários deles entre os primeiros do Ranking Brasileiro.

O objetivo é o intercâmbio entre entidades brasileiras também para o desenvolvimento da prova no Estado do Rio. O evento tem apoio da Federação do Estado do Rio de Atletismo (FERAt), Escola Naval da Marinha do Brasil, Esefex e CDE, do Exército brasileiro.

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
01.05.2025

Seis treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana

29.04.2025

O atleta do CASO-DF, que teve excelente atuação no Brasileiro Sub-23 nos 400 m, correndo na casa dos 45 segundos, foi convocado para o Mundial de Guangzhou, que será realizado dias 10 e 11 de maio; o Brasil terá 18 atletas nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, masculino, feminino e misto

28.04.2025

Equipe do curso de Fisioterapia da Universidade, de São Paulo, trabalha no processo de recuperação pós-competição em parceria com a CBAt, por competições humanizadas, e faz pesquisa para avaliar o comportamento do sono dos atletas e como isso influencia na performance e nas lesões

28.04.2025

A prova, que recebeu Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi realizada no domingo (27/4), reunindo 10 mil corredores na capital gaúcha; em Salvador, Lucas Barboza e Jeane Barreto foram os campeões da Meia Maratona