Capa

I Copa do Salto com Vara terá atletas da ponta do Ranking Brasileiro

25.10.2024  |    497 visualizações

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

A I Copa Nacional de Salto com Vara Escola Naval-FERAt 2024, que será realizada neste domingo (27/10), terá a participação do campeão brasileiro Lucas Allison Pedro Vicente (EC Pinheiros). A disputa está marcada para a pista da Escola Naval (Av. Almirante Sylvio de Noronha, s/n, Castelo, Rio de Janeiro) e recebeu a inscrição de 35 atletas.

Lucas, de 27 anos, treina com Henrique Camargo – é natural de Itajaí, Santa Catarina. Tem como melhor marca pessoal o resultado de 5,35 m, de 2023, segunda marca do Ranking Brasileiro atual. Ex-ginasta, praticou a modalidade por dez anos. Na faculdade, foi incentivado por amigos que já praticavam atletismo para fazer um teste no salto com vara. "O técnico gostou da corrida, disse que eu tinha talento. Em um ano de treino, em 2016, já estava entre os melhores do Brasil na categoria sub-20." 

No Troféu Brasil saltou ao lado do campeão olímpico Thiago Braz, que está sem clube, mas competiu numa tentativa de busca de índice para os Jogos de Paris. Thiago, de 30 anos, saltou 5,65 m, mas não passou nas três tentativas de 5,82 m, índice estabelecido pela World Athletics. Lucas Alisson Pedro (EC Pinheiros-SP) foi o campeão brasileiro, com 5,00 m.

Aurelio Miguel de Souza Leite (AD Centro Olímpico-SP), que conquistou o bronze no Troféu Brasil (4,95 m) e tem como melhor marca 5,01 m, também está inscrito para a I Copa Nacional do Salto com Vara.

Ainda estão inscritos, dentre os primeiros do Ranking, Nycolas Yglesias Nascimento (EC Pinheiros-SP) e o atleta olímpico José Ferreira Santana, o Balotelli, 14º colocado no decatlo nos Jogos de Paris-2024 (Praia Clube-Exército-Futel-MG).

No naipe feminino, participam da Copa Beatriz Benjamin Chagas (Pinheiros-SP), segunda do Ranking Brasileiro (4 25 m), e Júlia Santos Calabretti (Centro Olímpico-SP), campeã brasileira sub-20 (4,03 m), dentre outras atletas.

A I Copa Nacional do Salto com Vara será acompanhada pela campeã mundial Fabiana Murer que, no sábado (26/10), participa de mesa-redonda da Clínica de Salto com Vara com a presença dos mais renomados treinadores do Brasil.

Intercâmbio entre treinadores é um dos objetivos da Clínica de Salto com Vara

Salto com vara: Clínica e Copa, dias 26 e 27 de outubro, na Escola Naval do Rio

A Copa será organizada e dirigida pela Federação Estadual Rio de Janeiro, segundo as regras da World Athletics e normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O evento tem apoio da Federação do Estado do Rio de Atletismo (FERAt), Escola Naval da Marinha do Brasil, Esefex e CDE, do Exército brasileiro.

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo