Capa

Viviany Almeida de Lima é destaque cearense de Russas no Brasileiro Sub-16

28.10.2024  |    518 visualizações

A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil

Viviany Almeida de Lima (Associação de Atletismo Russana-CE) é um dos destaques do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, que será realizado de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa. A competição recebeu inscrições de 841 atletas, de 147 clubes de 19 Estados do Brasil mais o Distrito Federal.

Porta de entrada nos eventos nacionais – reúne atletas de 13 a 15 anos –, o torneio tem ingresso gratuito para o público e todas as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Viviany, de 15 anos, que já havia sido campeã dos saltos em distância e triplo no Norte e Nordeste e no Campeonato Brasileiro Sub-18, também foi convocada para o Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será realizado na cidade argentina de San Luis, de 6 a 8 de dezembro.

No Brasileiro Sub-18, realizado em setembro, em Recife (Pernambuco), Viviany foi campeã do salto em distância (6,10 m, 1.7) e do salto triplo (12,39 m, 1.4), nas duas provas com os recordes brasileiros sub-16. No salto em distância já havia melhorado o recorde na qualificação (5,99 m) - a marca anterior era de Lissandra Maysa Campos (5,90 m), de 2017.

A saltadora - a mais velha de cinco filhos cuidados pela mãe - depende de ajuda para manter-se no atletismo. Toma o café da manhã e faz refeições na casa de Jacques Guimaraens para depois ir aos treinos, ao redor de um campo de futebol. Jacques Guimaraens criou e atua com a Associação Russana de Atletismo, em Russas (Ceará), há 33 anos para "resgatar garotos de rua, de 12 aos 17 anos e a única condição para frequentar o projeto é estudar", comenta. Tem apoio da Prefeitura de Russas, município da região do Vale do Jaguaribe, a 170 km de Fortaleza.

Viviany foi descoberta num 'caça talento', um teste na escola feito por Jacques, e treina há três anos. "Desde então, ela está sendo trabalhada para esses resultados que fez no Brasileiro Sub-18. Tem muito talento, treina de segunda a sexta, vem sendo preparada para isso", ressalta Jacques Guimaraens.

"Eu agradeço ao meu treinador, a minha mãe Marlene, a minha tia Zilvania, a Juliana Silva, a Juliana Guimaraens e a Letícia, um grupo de mulheres, parentes e amigas, de quem recebo apoio para estar no atletismo", observa Viviany, que também integrou o revezamento 4x100 m de Russas que ganhou ouro no Brasileiro Sub-18, juntamente com Maria Eduarda Queiroz Lima, Leticia Evelin Ferreira de Sousa e Moana Raveni Barbosa Barroso (49.33).

No Campeonato Brasileiro Sub-16 Viviany está inscrita para competir nos saltos em distância e Triplo e no revezamento 4x75 m. A equipe da Associação Russana de Atletismo levará 21 atletas a João Pessoa. 

A Corville, de Joinville (SC), foi a campeã geral do evento em 2023, na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com 72 pontos. O grande número de clubes no quadro de pontuação (89), com recordes e resultados expressivos, mostrou o equilíbrio da competição e o desenvolvimento do atletismo nacional na categoria. A AECD de Macaé, do Rio, foi a vice-campeã (68 pontos) e a AD Centro Olímpico, de São Paulo, a terceira colocada (65,5).

O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba.

O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo