Capa

Alessandro Soares é campeão mundial escolar no arremesso do peso

29.10.2024  |    1.150 visualizações

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil

O brasileiro Alessandro Borges Soares (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba-SP) tornou-se campeão mundial escolar nesta terça-feira (29/10), no Bahrein, país que compreende mais de 30 ilhas do Golfo Pérsico. Alessandro, de 17 anos, venceu o arremesso do peso com 20,59 m, na ISF Gymnasíade 2024 (a marca supera o recorde brasileiro da prova na categoria, mas não foi feita numa competição reconhecida pela World Athletics). É a melhor marca pessoal de Alessandro - a anterior era de 20,32 m (5 Kg), de 28/9/2024, em Presidente Prudente (São Paulo).

A Gymnasíade é uma competição formada por estudantes e a delegação brasileira gerida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que levou 500 atletas para Manama, Bahrein. Alessandro Soares é aluno da EE Profa Purcina Elisa de Almeida, de Araçatuba (São Paulo). 

Alessandro Soares vem fazendo uma excelente temporada na categoria sub-18. Venceu o Campeonato Brasileiro Sub-18 em Recife, Pernambuco, no arremesso do peso (19,34 m) e no lançamento do disco (50,72 m) e foi eleito o melhor atleta da competição. Também está convocado para o Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será realizado de 6 a 8 de dezembro, em San Luis (Argentina), para as disputas do arremesso do peso e do lançamento do disco.

"Esse resultado era esperado. O nosso treinamento estava focado para o Mundial Sub-20 de Lima (realizado em agosto) e ele estava arremessando 19 metros com o peso de 6 quilos. Sempre há um ganho de 1 metro, 1,5 metro com o peso de 5 quilos, mais leve. Infelizmente, o resultado não saiu no Mundial, mas saiu agora, em sua categoria", disse Andrea Maria Pereira Britto, treinadora de Alessandro.

A treinadora acredita que Alessandro está preparado para chegar aos 20,80 m ou até aos 21 metros no Sul-Americano de San Luis e bater o recorde brasileiro sub-18. Entende que o resultado da Gymnasíade serviu para aumentar a confiança do brasileiro. "Agora ele entendeu que é uma potência. Esse resultado é o terceiro do mundo (sub-18) e ele pode bater o próprio recorde no Campeonato Sul-Americano."

"Agradeço a Deus e a todas as pessoas que acreditam na gente, ao Wlamir (Motta Campos, presidente da CBAt), a Federação Paulista, ao prefeito e ao secretário de Esportes de Araçatuba", comentou Andrea. "Sou só felicidade", completou, observando que em 2023 o campeão mundial escolar foi o seu atleta e sobrinho Alberto Rodrigues dos Santos Filho. "E agora o Alessandro. Temos dois campeões mundiais escolar. Estou muito feliz."

Andrea mandou "parabéns com louvor e com respeito" a Alessandro, pela dedicação aos treinos. "Para o atleta que não tem preguiça de treinar e tem talento o resultado vem", acrescentou.

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
21.07.2025

A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt

20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)

20.07.2025

Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)

19.07.2025

A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo