A saltadora Viviany Almeida de Lima (Associação de Atletismo Russana-CE), de 15 anos, mostrou que é mesmo a favorita a vencer a prova já na qualificação do salto triplo, na primeira jornada de disputas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, na manhã desta sexta-feira (1/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa. Viviany deu um único salto para avançar à final e fez 12,79 m (0.3 m/s), novo recorde brasileiro sub-16.
A atleta melhorou sua própria marca. No Brasileiro Sub-18, Viviany já havia feito 12,39 m (1.4) no salto triplo, em setembro, em Recife (Pernambuco). Também no Brasileiro Sub-18 bateu o recorde brasileiro sub-16 no salto em distância, com 6,10 m (1.7), e foi eleita a melhor atleta da competição.
Nascida em 22/6/2009, em Russas (CE), Viviany foi descoberta num 'caça talento', um teste na escola feito pelo professor Jacques Guimaraens, e treina há três anos. "Desde então, ela está sendo trabalhada para esses resultados, tem muito talento", afirma o treinador. "Tenho o projeto há 33 anos para resgatar meninos da rua e a única condição para treinar é estudar", ressalta Jacques Guimaraens.
Viviany, também integrará a seleção do Atletismo Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será realizado na cidade argentina de San Luis, de 6 a 8 de dezembro - está qualificada para disputar o salto triplo e o salto em distância.
Porta de entrada nos eventos nacionais, o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo reúne atletas de 13 a 15 anos. O ingresso na Vila Olímpica da Parayba é gratuito para o público. As provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir da segunda etapa que começa às 14 horas desta sexta-feira (1/11).
O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo