Mariana Moreira Leite (SESI-SP) e Brenno Frank do Nascimento (Atletus Maranhão) são os dois atletas mais velozes do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo. Ambos levaram a medalha de ouro nos 75 m, nesta sexta-feira (1/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa (Paraíba).
Mariana, de 15 anos, comemorou com a equipe técnica e os colegas do Sesi sua vitória na distância mais curta da disputa, os 75 metros, com 9.85 (vento contra de -2.0 m/s). A atleta largou atrás, mas mostrou uma aceleração incrível do meio para o fim da corrida. A medalha de prata ficou com Luiza Borges (Acarisul-RS), com 9.92, e a de bronze foi conquistada por Alice Barros da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG), com 9.99.
Brenno, que vem da disputa das provas combinadas do pentatlo, foi o campeão dos 75 metros rasos com 8.69 (-3.7 m/s). Largou na frente e liderou de ponta a ponta. Giancarlo Luiz da Conceição (ECPG-SP) ficou com a medalha de prata (8.86) e Matheus Pereira de Oliveira (Sport Club Recife-PE) com a de bronze (8.87).
Os campeões dos 1.000 m com obstáculos foram Kevin Tobias Aguero (APEV/Ponta Porã-MS), com 2.43.21, e Thais da Silva Azarias (METAHUM/FECOP-PR), com 3.17.29.
Deram boas-vindas aos competidores no início da tarde da segunda jornada (1/11), Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Governo do Estado da Paraíba, e Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), numa breve cerimônia de abertura.
Pela manhã, na primeira etapa, Letícia Rodrigues de Oliveira (SESI-SP) venceu o salto com vara (3,21 m); no lançamento do disco, os campeões foram Samuel da Silva Martins (ELCA Clube-MA), com 54,40 m, e Mikaela Michelichen Hardt (Pomerode-SC), com 44,52 m.
Viviany Almeida de Lima, com o recorde brasileiro no salto triplo (12,79 m) foi o destaque do primeiro dia de competições em João Pessoa.
O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo