A saltadora Viviany Almeida de Lima, de Russas, Ceará, de 15 anos, foi destaque do primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, nesta sexta-feira (1/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa. Viviany venceu a prova, realizada na segunda jornada, à tarde, mesmo sem fazer os dois últimos saltos, com a marca de 12,73 m (3.2 m/s). Levou a medalha de ouro, apesar do vento acima do permitido.
Mas pela manhã, na primeira jornada, na qualificação do salto triplo Viviany deu um único salto para avançar à final e fez 12,79 m (0.3 m/s), novo recorde brasileiro sub-16. A atleta melhorou sua própria marca. No Brasileiro Sub-18, em setembro, Viviany já havia feito 12,39 m (1.4) no salto triplo, em Recife (Pernambuco).
Também no Brasileiro Sub-18 bateu o recorde brasileiro sub-16 no salto em distância, com 6,10 m (1.7), e foi eleita a melhor atleta da competição. Neste sábado (2/11), Viviany disputará o salto em distância, com qualificação pela manhã para avançar para a final, à tarde.
"Sou muito grata. Só tenho a agradecer ao meu treinador (Jacques Guimaraens) e a todos que me apoiaram. Eu não esperava essa marca de quase 13 metros (12,79 m). A minha prova principal é amanhã, o distância, e aí vou dar todos os saltos", disse Viviany. "Amo vocês!", falou Viviany, ao mandar um recado para os moradores de Russas que estavam torcendo por ela, pela TV Atletismo Brasil.
Nascida em 22/6/2009, em Russas (CE), Viviany foi descoberta num 'caça talento', um teste na escola feito pelo professor Jacques Guimaraens, e treina há três anos - compete pela Associação Russana de Atletismo. "Desde então, ela está sendo trabalhada para esses resultados, tem muito talento", afirmou o treinador. "Tenho o projeto há 33 anos para resgatar meninos da rua e a única condição para treinar é estudar", ressaltou Jacques Guimaraens.
Viviany, também integrará a seleção do Atletismo Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será realizado na cidade argentina de San Luis, de 6 a 8 de dezembro - está qualificada para disputar o salto triplo e o salto em distância.
A medalha de prata ficou Maria Clara Pereira da Silva (Orcampi-SP), de 15 anos, com 11.51 (0.6), e a de bronze com Maria Eduarda da Silva (ATA Três Lagoas-MS), de 14 anos, com 11,45 m (3.2).
Nicolas Izidoro da Silva (Instituto Foz-IAFI-PR) venceu o salto triplo com 14,65 m (3.3). Mas o atleta de 14 anos, que treina com Marcilene Marcis Muniz dos Santos, saltou duas boas marcas, de 14.17 (1.0) e 14.24 (1.8) com ventos válidos, mostrando sua evolução técnica e melhorando seu resultado pessoal. João Lucas de Souza Fernandes (FECAM/ASSERCAM-PR) foi o vice-campeão, com 13,45 m (3.4), e Johnata Vinícius Moura (IBF-AL) conquistou a medalha de bronze, com 13.42 (1.7).
Porta de entrada nos eventos nacionais, o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo reúne atletas de 13 a 15 anos. A entrada é franca e a competição está sendo transmitida ao vivo pela TV Brasil Atletismo, canal do YouTube da CBAt.
O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo