A terceira jornada do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, realizada na manhã deste sábado (2/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, foi aberta pela disputa dos 3.000 m da marcha atlética e um número de participantes - 32 atletas - que mostra a popularidade da prova que teve uma equipe completa nos Jogos Olímpicos de Paris e a medalha de prata de Caio Bonfim nos 20 km.
A competição prossegue com mais três etapas, uma na tarde deste sábado (2/11) e duas no domingo (3/11), com entrada franca para o público e transmissão da TV Atletismo Brasil.
Eloá Petrobelli Selvino (Corville-SC), de 14 anos, que treina com Aline Bandeira na Associação Corville de Atletismo, foi a campeã dos 3.000 m da marcha atlética (16.21.92), uma prova realizada com um calor próximo dos 30 graus e sol forte na Vila Olímpica da Parayba, em duas séries de 16 atletas cada uma.
Mychelle Rodrigues de Souza (ASCAPI-DF) ficou com a prata (16.28.90) e Laisa Bastos da Silva (Estação Conhecimento Serra-ES) com o bronze (16.35.69).
O clima também deu o tom nas disputas das demais provas. Desta vez foi o vento. Viviany Almeida de Lima (Associação Russana de Atletismo-CE), de 15 anos, saltou 6,30 m na qualificação do salto em distância, o que seria novo recorde brasileiro sub-16 não fosse o vento a favor acima do permitido (2.9). A decisão de medalhas será na tarde deste sábado (2/11), às 15:30.
Viviany, que quebrou o recorde brasileiro do salto triplo na primeira etapa do Brasileiro Sub-16 (1/11), com 12,79 m, também é recordista do salto em distância, com 6,10 m, marca feita no Brasileiro Sub-18, em setembro, no Recife (Pernambuco).
Larissa Schon de Morais, de 15 anos, que treina com Luiz Albino Broetto Junior, na AABB de Cascavel, no Paraná, foi a campeã dos 80 m com barreiras, com a marca de 11.95 - pegou um forte vento negativo, de -4.6 m/s. Sua melhor marca é 11.34, feita no Campeonato Paranaense Sub-16, em Campo Mourão, em setembro. A medalha de prata foi conquistada por Luiza Teixeira Araújo (ADC Macaé-RJ), com 12.41 e a de bronze por Melissa Gonçalves dos Santos (ORCAMPI-SP), com 12.91.
Larissa Schon de Morais está convocada para a equipe da Atletismo Brasil, nos 100 m com barreiras e 400 m com barreiras, para o Campeonato Sul-Americano de San Luis, Argentina, de 6 a 8 de dezembro. Viviany de Lima também está na equipe que vai ao Sul-Americano.
A vitória nos 100 m com barreiras masculino foi de Nycollas Bento Soares da Silva (Sport Club do Recife-PE), de 15 anos, com o tempo de 13.89 (-3.3 m/s).
No salto com vara, numa prova longa e com disputa acirrada, a vitória ficou com Robson Jean da Silva Araújo, o Robinho, de Cerro Corá (Rio Grande do Norte), com a marca de 3,70 m.
No salto em altura, numa disputa emocionante, o título brasileiro ficou com Henrique de Aquino Miranda (Sport Club do Recife-PE), de 14 anos, com 1,92 m.
Na qualificação do salto do salto em altura feminino, na sexta-feira, a prova foi interrompida em função do pôr do sol em João Pessoa. E todas as atletas que estavam na competição seguiram para a final.
O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo