A última etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, realizada neste domingo (3/11), na Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa, teve a quebra de mais dois recordes brasileiros da categoria, com Larissa Schon de Morais, nos 300 m com barreiras (43.35) e Pedro Henrique Faustini da Silva, no lançamento do dardo (70,48 m).
Larissa Schon de Morais (AABB Atletismo Cascavel-PR) correu na frente de ponta a ponta os 300 m com barreiras, exibindo uma boa técnica para levar a sua segunda medalha de ouro em 43.25, recordes brasileiro e do campeonato. Os recordes anteriores eram de Beatriz Camargo Monteiro da Silva (43.44, de 15/10/2023).
Larissa já havia vencido os 80 m com barreiras na primeira etapa da competição. Larissa, de 15 anos, treina com Luiz Albino Broetto Junior e está convocada também para a seleção brasileira sub-18 que disputará o Sul-Americano da categoria, de 6 a 8 de dezembro, em San Luis (Argentina).
A medalha de prata ficou com Larissa de Oliveira (Instituto Ideal Brasil-RJ), com 46.55, e a de bronze com Julia Guedes (APA-SP), com 48.92.
Johnata Vinícius da Silva Moura (IBF-AL) foi o campeão dos 300 m com barreiras masculino (37.75).
Pedro Henrique Faustini da Silva (AD Criciúma-SC) conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo, com recordes brasileiro e do campeonato (70,48 m). O recorde brasileiro anterior era de Arthur Monteiro Curvo, com 65,23 m (28/11/2020). O recorde do campeonato era de William Dereste Lima (63,09 m, de 2016). Na prova, Pedro Henrique fez cinco lançamentos, quatro deles acima de 60 metros e quebrou o recorde brasileiro duas vezes (67,69 m e 70,48 m).
Pedro Henrique, de 15 anos, que treina com Roberto Carlos Bortolotto, entra para o seleto grupo de brasileiros na prova, que tem os atletas olímpicos Luiz Maurício da Silva (85,91 m, recordista brasileiro) e Pedro Henrique Nunes, no adulto, puxando uma jovem e talentosa geração.
Gustavo Daniel Vigia (Urucurituba-AM) conquistou a medalha de prata no lançamento do dardo (57,69 m) e Junior Faria Tomaz (PM Carai) a de bronze (57,55 m).
Os outros ouros da jornada foram de Maria Eduarda Miguel da Silva (irmã da atleta olímpica Ana Caroline Miguel da Silva), no arremesso do peso, com 13,70 m; Nicolas Izidoro da Silva (Instituto Foz-IAFI-PR) no salto em distância, com 6,97 m (0.4); Melissa Gonçalves dos Santos (ORCAMPI-SP), no pentatlo feminino (2.674 pontos).
Larissa de Oliveira ainda voltou a pista para correr o revezamento 4x75 m e num sprint levar a equipe da AABB Atletismo Cascavel-PR ao ouro, com 37.71 - correu com Julia de Moura, Maria Fernanda da Cruz e Lara do Carmo. Da mesma forma, Viviany Almeida de Lima passou várias atletas nos últimos 75 metros para levar a equipe de Russas-CE a medalha de prata (37.79) - correu com Vitória Silva, Yana Lima Felix e Samara de Oliveira. A AD Centro Olímpico ficou com o bronze (37.95).
No 4x75 m masculino o pódio teve: Sport Club do Recife-PE (33.82), SESI-SP (33.84) e Asa Sorriso-MT (33.88).
O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo
Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA voltou em 2024, depois de uma interrupção e a próxima corrida será domingo (24/11) em Tocantins; em Campo Grande, as vitórias na Elite 10 km foram dos sul-mato-grossenses Maurinaldo dos Santos (31:57) e Janine Rodrigues de Oliveira (40:44)
Serão 60 meetings em ginásio coberto e o Tour Indoor Gold com 9 torneios e premiação em dinheiro; para os brasileiros que decidirem fazer a temporada indoor, realizada no inverno do Hemisfério Norte, o foco será o Sul-Americano de Cochabamba, em fevereiro, e o Mundial de Nanjing (China), em março