A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vem promovendo campanha para conscientizar sobre o descarte correto do lixo reciclável e o uso consciente da água. No fim de semana (1 a 3/11) ação nesse sentido foi realizada durante o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, na Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa (Paraíba). A agenda da sustentabilidade, cada vez mais presente em todas as áreas da economia, vem sendo trazida para o esporte olímpico brasileiro de forma inovadora.
O Núcleo Social de Sustentabilidade da CBAt vem atuando com essas diretrizes nas competições e também na sede da entidade em Bragança Paulista, envolvendo funcionários e atletas que treinam no local.
"Faça sua parte em casa e na competição", anunciaram os locutores, no estádio da Vila Olímpica Parayba e na TV Atletismo Brasil, durante os três dias de disputas e transmissão ao vivo do evento. Copos e garrafas de água vazios, bem como outros descartes recicláveis, foram trocados por brindes. As bags foram instaladas sob o pórtico de Ponto de Descarte.
A informação constante sobre a necessidade de atuar pela preservação do Planeta, num momento em que as pautas ambientais estão no foco devido a ocorrência de eventos climáticos extremos em todo o mundo - queimadas, secas e enchentes -, e num esporte que é praticado ao ar livre, é totalmente conveniente.
Um vídeo lançado pela Comunicação e Marketing da CBAt durante o Brasileiro Sub-18 e repetido agora no Brasileiro Sub-16, em todas as transmissões e nas redes sociais, informa sobre o mote da campanha: "pequenas atitudes, geram grandes mudanças", "treinar o olhar para o que nos cerca" e "cuidar do Planeta é um tipo de treino".
"Seja na competição ou no dia a dia cada gesto conta. Use a água com consciência, descarte o lixo corretamente e inspire os outros ao seu redor. Juntos, podemos transformar atitudes simples em mudanças poderosas", diz a mensagem do vídeo exibido durante a transmissão da TV Atletismo Brasil, nos três dias de competições em João Pessoa.
A reciclagem de lixo foi realizada durante os três dias de competições. O lixo, principalmente caixas de papelão e copos de água, gerados no evento foram separados e serão reciclados.
JOGO LIMPO - Também uma ação para levar informação e esclarecimentos sobre o Jogo Limpo aos jovens atletas (13 a 15 anos) que participaram do Campeonato Brasileiro Sub-16, a CBAt montou uma tenda para atendimento sobre antidoping.
Foram dadas explicações sobre as regras da Autoridade Brasileira no Controle de Dopagem (ABCD), mostrados os equipamentos usados nos controle antidoping e informadas todas as etapas do processo dos testes em competições.
O Brasileiro Sub-16 foi realizado pela CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O Brasileiro Sub-16 teve o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo
Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA voltou em 2024, depois de uma interrupção e a próxima corrida será domingo (24/11) em Tocantins; em Campo Grande, as vitórias na Elite 10 km foram dos sul-mato-grossenses Maurinaldo dos Santos (31:57) e Janine Rodrigues de Oliveira (40:44)
Serão 60 meetings em ginásio coberto e o Tour Indoor Gold com 9 torneios e premiação em dinheiro; para os brasileiros que decidirem fazer a temporada indoor, realizada no inverno do Hemisfério Norte, o foco será o Sul-Americano de Cochabamba, em fevereiro, e o Mundial de Nanjing (China), em março