A campanha Novembro Azul traz, todos os anos, uma mensagem clara em favor da saúde masculina. Visando conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) incentiva e busca, por meio da Campanha Novembro Azul, alertar a sua comunidade.
A iniciativa internacional Novembro Azul teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi adotada no Brasil pela primeira vez em 2008.
Depois do câncer de pele, o de próstata é o mais comum entre os homens. E causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um mal da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pelo aumento na expectativa de vida.
A campanha indica cuidados também com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens. E, claro, as pautas do mês também giram em torno de tumores de pênis, rins e testículos.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e ou no sêmen.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.
Os principais fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde, estágio da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz o monitoramento da evolução da doença e a intervenção cirúrgica em caso de necessidade.
Taça Máster - A Taça Máster Loterias Caixa de Atletismo, aberta a comunidade dos 30 aos 100 anos, será mais uma oportunidade de a CBAt divulgar a importância da prevenção do câncer de próstata e as mensagens do Novembro Azul, tanto para o público que estará no estádio de Bragança Paulista quanto na transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil.
A entrada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n - Campo Novo), em Bragança Paulista (São Paulo), é franca e o evento será transmitido pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt. A competição tem início no sábado, às 7 horas, com a disputa dos 10.000 m masculino 60+. Serão quatro etapas, duas por dia, até domingo - a última prova será o revezamento 4x100 m para todas as categorias -, às 17 horas.
REGULAMENTO DA IV TAÇA MÁSTER DE ATLETISMO
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Seis treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana
O atleta do CASO-DF, que teve excelente atuação no Brasileiro Sub-23 nos 400 m, correndo na casa dos 45 segundos, foi convocado para o Mundial de Guangzhou, que será realizado dias 10 e 11 de maio; o Brasil terá 18 atletas nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, masculino, feminino e misto
Equipe do curso de Fisioterapia da Universidade, de São Paulo, trabalha no processo de recuperação pós-competição em parceria com a CBAt, por competições humanizadas, e faz pesquisa para avaliar o comportamento do sono dos atletas e como isso influencia na performance e nas lesões
A prova, que recebeu Selo Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi realizada no domingo (27/4), reunindo 10 mil corredores na capital gaúcha; em Salvador, Lucas Barboza e Jeane Barreto foram os campeões da Meia Maratona