Capa

Conceição Geremias vai a Taça Máster e gosta da medalha com sua imagem

10.11.2024  |    312 visualizações

A campeã pan-americana (Caracas-1983) e recordista sul-americana no heptatlo (marca que durou 25 anos) quer testar o atletismo máster após amputação de parte da perna esquerda, fruto de uma doença e complicação cirúrgica

A imagem que estampa a medalha entregue aos vencedores das provas da IV Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo é uma homenagem a Conceição Geremias. E a própria Conceição - saindo de casa pela primeira vez para prestigiar os colegas máster numa competição de atletismo, após cirurgia e amputação da perna esquerda -, foi quem anunciou a novidade: "Já tirei as medidas para a prótese que vou usar na migração para o atletismo paralímpico". 

Acompanhada da irmã Rita, de 66 anos, que disputou o arremesso do peso e o lançamento do disco, Conceição esteve neste sábado (9/1) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Ficou feliz por reencontrar colegas de Paulínia do vôlei adaptado competindo no atletismo máster. Rodou pela pista em cadeira de rodas recebendo beijos e abraços e pedidos de selfie.

Nascida na Fazenda Santa Elisa em Campinas, São Paulo, Conceição Geremias completou 68 anos no dia 23 de julho de 2024. Versátil desde o início da carreira, tem como a maior glória a conquista da medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983 (25/8/83, com 6.017 pontos, quebrando o recorde sul-americano que vigorou por 25 anos). Ainda disputou três edições dos Jogos Olímpicos: Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988. "Nunca parei com o atletismo", relembra.

Até o fim de 2023 estava nas pistas, em competições da categoria máster no atletismo e jogava vôlei, mas por causa da doença e de complicações na cirurgia sofreu uma amputação da perna esquerda abaixo do joelho. Foram cinco meses de internação. E mais cinco meses em casa, em recuperação. Desde então, comemora a vida tratando da saúde para voltar à rotina, o que inclui a migração para o atletismo máster.  

Conceição encerrou a carreira de alto rendimento em 1993 e imediatamente passou a categoria máster, indo ao Mundial do Japão naquele ano. Neste tempo todo, foi campeã mundial máster de diversas categorias nove vezes (1995, 1997, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013).

Jogadora de vôlei adaptado para a terceira idade, integra a Associação Cultural Esportiva Campeã de Campinas (ACECAMP), desde que foi fundada, em 2010. A instituição é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com a proposta de auxiliar crianças e jovens na prática de esportes. A organização trabalha com projetos de Lei de Incentivo ao Esporte estadual e federal.

Conceição teve síndrome do túnel do tarso – dor nos tornozelos, pés e dedos, causada pela compressão ou lesão do nervo que liga o calcanhar e a sola (nervo tibial posterior). O problema foi se agravando e precisou de cirurgia feita em 24 de janeiro de 2024. "Eu nem conseguia andar. Mas tive complicações na cirurgia com a parte de circulação e era amputar a perna ou perder a vida", conta Conceição. "Essa foi, com certeza, a maior dificuldade da minha vida. Acho que se eu não tivesse tido uma vida de atleta eu não teria suportado", disse. "São 54 anos de atletismo, não quero parar."

Com o seu repertório de atleta das provas combinadas, Conceição Geremias sempre competiu várias provas. Em 2023, na Taça Brasil Máster, na categoria 65+, pela ACECAMP, foi campeã do arremesso do peso (9,84 m) e do lançamento do dardo (23,49 m). Em 2022, também em Bragança Paulista, venceu três provas 65+: arremesso do peso (9,62 m), lançamento do dardo (24,09 m) e salto em altura (1,25 m). Desta vez foi sua irmã mais nova, Rita, de 66 anos, quem competiu na Taça Máster com a torcida de Conceição. "Competi no lugar da minha irmã", comentou Rita.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza a Taça Máster em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM).

RESULTADOS E MAIS INFORMAÇÕES

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo

18.11.2024

Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA voltou em 2024, depois de uma interrupção e a próxima corrida será domingo (24/11) em Tocantins; em Campo Grande, as vitórias na Elite 10 km foram dos sul-mato-grossenses Maurinaldo dos Santos (31:57) e Janine Rodrigues de Oliveira (40:44)

18.11.2024

Serão 60 meetings em ginásio coberto e o Tour Indoor Gold com 9 torneios e premiação em dinheiro; para os brasileiros que decidirem fazer a temporada indoor, realizada no inverno do Hemisfério Norte, o foco será o Sul-Americano de Cochabamba, em fevereiro, e o Mundial de Nanjing (China), em março