A World Athletics divulgou o calendário do Indoor Tour, competição em ginásios fechados, que abre o calendário de 2025, no inverno do Hemisfério Norte. O calendário dos eventos indoor expandiu-se em 2025, com mais de 60 meetings em todos os níveis.
Foram anunciadas competições em 19 países da Europa, América do Norte e Ásia e confirmadas as disciplinas de pontuação. O tour cresceu de sete meetings em 2020 para 61 em 2025.
O próximo World Athletics Indoor Tour começa em 2 de janeiro em Talim, na Estonia, e termina em 13 de março em Uppsala, na Suécia. A série terá nove meetings nível Ouro – mais do que em qualquer temporada anterior – começando em Astana, no Cazaquistão, em 25 de janeiro, e terminando em Madrid, em 28 de fevereiro.
As disciplinas de pontuação no World Athletics Indoor Tour alternam a cada ano. Para 2025, as provas que pontuam no nível Ouro serão: Feminino - 60 m, 800 m, 3.000 m/5.000 m, salto com vara, salto triplo e arremesso de peso; Masculino - 400 m, 1.500 m/milha, 60 m com barreiras, salto em altura e salto em distância.
Os três melhores resultados de cada atleta entram para a pontuação geral. O atleta com mais pontos em cada disciplina ao final do tour será vencedor e receberá um bônus de US$ 10 mil. Cada reunião Gold oferecerá pelo menos US$ 7.000 em prêmios em dinheiro para cada disciplina individual do programa.
Os campeões também estarão qualificados para o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor Nanjing (capital da província oriental de Jiangsu, na China), que será realizado de 21 a 23 de março de 2025.
2025 World Athletics Indoor Tour Gold
25/1/2025 - Astana Indoor Meet Amin Tuyakov Prizes – Astana, Kazaquistão
29/1 - Belgrado Indoor Meeting – Belgrado, Servia
2/2 - New Balance Indoor Grand Prix – Boston, Estados Unidos
4/2 - República Techa Indoor Gala – Ostrava, República Tcheca
7/2 - INIT Indoor Meeting Karlsruhe – Karlsruhe, Alemanha
8/2 - Millrose Games – Nova York, Estados Unidos
13/2 - Meeting Hauts-de-France Pas-de-Calais Troféu EDF – Lievin, França
16/2 - Copernicus Cup – Torun, Polônia
28/2 - World Indoor Tour Gold Madrid 2025 – Madrid, Espanha
BRASIL NO INDOOR - O atleta olímpico Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) é um dos que colocou o Sul-Americano Indoor em seu calendário. "Fiz o recorde dos 60 m com barreiras, no Sul-Americano Indoor (fez 7.58, igualando a marca de Rafael Pereira), em 2023. Vou competir o Sul-Americano Indoor e queria ir ao Mundial também. Vou me preparar bem para essas duas competições", disse Eduardo.
O Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor (Cat. D) deverá ser realizado no dia 2 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
O Campeonato Sul-Americano de Atletismo Indoor, dias 22 e 23 de fevereiro, em Cochabamba (Bolívia), será a opção para a seleção brasileira no Continente. Para o Sul-Americano Indoor - a pista coberta de Cochabamba é a única oficial do Continente -, serão chamados os dois atletas melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.
O atleta deverá estar entre os cinco primeiros colocados do Ranking Sul-Americano Combinado. No caso de desistências só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição no Ranking Brasileiro Combinado.
O Brasil vai buscar o tetracampeonato da competição. Conquistou o tricampeonato em 2023, com 244 pontos (136 no feminino e 108 no masculino) e ganhou 26 medalhas (13 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze). A competição reuniu representantes de 10 países do continente.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e dois recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, e o revezamento 4x100 m masculino
É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo
Depois de obter todos os votos a favor da Câmara dos Deputados, a LIE também foi aprovada por unanimidade dos senadores nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, e agora vai para a sanção presidencial
Naquela edição, Fabiana conquistou o recorde sul-americano (4,87 m) e Joana fez o índice olímpico para o Rio (4,50 m); agora, o destaque é Juliana Campos, que fez o índice para o Mundial do Japão (4,73 m) e disputa o Troféu Brasil, em São Paulo, em 31 de julho