A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) está promovendo Cursos para Treinadores Nível II da Word Athletics em Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas para 50 treinadores de todas as regiões do País. Pela primeira vez no mundo, três grupos de provas recebem os cursos autorizados pelo ADC/WA (Area Development Center/World Athletics) de Santa Fé (Argentina).
"Estamos imensamente felizes. Soube que é inédito no mundo um curso da WA como esse para três grupos de provas ao mesmo tempo. Estamos com 50 treinadores de todo o País aqui em Bragança Paulista e é uma alegria enorme nós ofertarmos isso", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. Agradeceu a Atletismo Sul-Americano, a World Athletics e a Caixa, patrocinador máster do Atletismo Brasil, por proporcionar a capacitação que levará conhecimento do atletismo para todo o País.
"Meu agradecimento aos treinadores e aos nossos ministrantes. Mais uma vez fazendo história e quebrando paradigmas", acrescentou Wlamir da Motta Campos.
Os cursos estão sendo feitos de forma híbrida, com um módulo online, comum a todos, e outro presencial, específico para cada um, com duração de 10 dias e presença obrigatória.
As Aulas Práticas e Avaliações estão sendo realizadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo).
Os três cursos começaram na quinta-feira (21/11). O Curso Marcha Atlética, ministrado por Adauto Domingues, treinador de Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da maratona de Nova York, e de Mário dos Santos Júnior, medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo-2003 nos 50 km da marcha atlética, atleta olímpico, terminará na quarta-feira, dia 27/11.
Os demais, Meio-Fundo e Fundo, ministrado por Adauto Domingues e Edilberto dos Santos Barros, e Provas Combinadas, por Oscar Gadea (URU) e Edemar Alves dos Santos, terminam no sábado (30/11).
"Estamos recebendo 50 treinadores, em três cursos diferentes, dentro dessa sede fantástica que temos aqui em Bragança Paulista, de várias partes do País, todos muito dedicados e interessados. Mesmo tendo para ensinar sempre temos a aprender. Com esse pensamento conseguimos alcançar alto nível de capacitação para melhorar o desempenho dos nossos atletas", afirmou Edemar Alves, da CBAt e treinador de provas combinadas.
"É um processo pedagógico de desenvolvimento das capacidades dos nossos treinadores, de maneira para que seja transferido para os nossos atletas. É um modelo mundial desses cursos, que estão sendo feitos no Brasil e, na sequência, em toda a América do Sul. Os treinadores estão empenhados e os cursos são importantes para eles e o atletismo brasileiro", disse Edilberto Barros, ministrante do Curso de Meio-Fundo e Fundo, em conjunto com Adauto Domingues.
"É de fundamental importância trazer essa capacitação. Os atletas são os protagonistas, mas têm de ser conduzidos por uma equipe, que vai da parte administrativa à técnica. Tem sim que nos prepararmos para evoluir junto com os atletas. No caminho até o alto rendimento com os nossos atletas estão os estudos, as avaliações e as trocas de informações", acrescentou Adauto Domingues.
Os treinadores que estão no Curso Nível II da WA
Marcha Atlética
Aline Bandeira - SC
Fredy Salomão Miranda - MS
Rudney Dias Nogueira - MG
Robson Heiton Mian - SP
Osmar Ferreira Pinto - SP
Gianetti Oliveira de Sena Bonfim - DF
Isabela Silva de Assis - SP
Lila Elena da Silva - SP
Elvis Conceição de Santana - SP
Provas Combinadas
Ana Cristina de Arruda Oliveira Santos - MS
Maria Rosana Soares - SP
Luiz Alberto Cardoso de Araujo - SP
Wilton Darleans dos Santos Cunha - RJ
Cleison Ariel Back - SC
Bruno Campos Reis - SP
Marcelo Fernandes Barbosa - SP
Cleberson Jorge Wagner - SC
Éric Charles Novello - SC
Pedro Franco de Almeida de Lima - SP
Lucas Henrique Pereira Apolinario - MG
Sidnei Carlos De Parolis - MG
Cleberson Lopes Yamada - MS
Renato Átila Souza da Câmara - SP
Mario Augusto Vasques - SP
Henrique Wenning - RS
Clovis Araújo Dias Milêu - MG
Tiago Florêncio Bueno - SP
Rafael Cabral dos Santos
Felipe França de Oliveira
Meio-Fundo e Fundo
Cristiane Baez - MS
Giovana Castro da Silva Hexsel - SC
Evellin Ianca dos Passos Gonçalves - SP
Valmir Dos Santos - CE
Eder Vaz Rodrigues - MS
Robson da Silva Medeiros - MG
Fernando Luan Obal Ribas - PR
Waldir Valentim - RJ
Julio Pauletti - RS
Claudio da Silva de Freitas
Anderson Sebastião Chaves
Fábio Oliveira Ribeiro - SP
Alan Tadeu Correia da Silva
Guilherme Barbério Salgado - SP
Miguel Sarkis El Atra - SP
João Carlos Elisiário de Almeida - SP
Fábio Oliveira Ribeiro
Everton Barbosa da Silva - SP
Rodrigo Aparecido de Carvalho
Francine Maria Aparecida Gomes
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo
Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA voltou em 2024, depois de uma interrupção e a próxima corrida será domingo (24/11) em Tocantins; em Campo Grande, as vitórias na Elite 10 km foram dos sul-mato-grossenses Maurinaldo dos Santos (31:57) e Janine Rodrigues de Oliveira (40:44)