Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) estabeleceu o novo recorde brasileiro para os 60 m com barreiras indoor - 8.02 - melhorando em seis centésimos de segundos a marca que era de Maila de Paula Machado, desde 2006, em Moscou. Micaela, que compete pela Universidade de Washington, fez a marca no The Podium Spokane, no circuito universitário norte-americano. Na qualificação, Micaela marcou 8.16 e na final 8.02, a quarta melhor marca do ranking sul-americano de todos os tempos.
Nonah Waldron, cruzou depois da brasileira (8.17) e Jalaysiya Smith na sequência (8.28). Ambas são da Universidade do Sul da Califórnia.
A barreirista Micaela Rosa de Mello, de 24 anos, estuda Justiça Criminal e Criminologia, em Washington, desde 2022. Foi aos Estados Unidos, com bolsa, para conciliar os estudos com o atletismo. Após uma pequena dificuldade no início, quando não dominava o inglês, se adaptou. "A oportunidade de morar nos Estados Unidos sempre foi atrativa pra mim, por dar continuidade aos treinos e porque eu poderia estudar e conciliar os dois", afirma Micaela.
A atleta já manifestou intenção de disputar o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, em Nanjing (China) - o índice fixado pela World Athletics é 7.94 e são 48 as vagas disponíveis para a prova, também pela corrida de pontos no Ranking. O calendário de pista coberta é curto e acompanha o inverno no Hemisfério Norte.
O Atletismo Brasil realizará o Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor (Categoria D), no dia 1 de fevereiro. O Campeonato Sul-Americano será realizado dias 22 e 23 de fevereiro, em Cochabamba, Bolívia.
Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, projetada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025.
SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL INDOOR
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)
A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial