O Atletismo Brasil estreou na temporada internacional neste sábado (22/2) no Campeonato Sul-Americano Indoor, no Estádio Municipal de Cochabamba, Bolívia, com três medalhas de ouro, com Thiago do Rosário André, nos 1.500 m, Ana Carolina Azevedo, nos 60 m (7.16) e Tamara Alexandrino de Sousa, no pentatlo (3.791 pontos). O Atletismo Brasil fechou a jornada com 9 medalhas (3 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze) e recorde do Campeonato de Thiago André.
A competição ainda tem mais duas etapas neste domingo (23/2). O público e os fãs do atletismo podem acompanhar ao vivo na TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt, com narração e comentários em português. No Sul-Americano, estão em jogo índices para o Mundial Indoor de Nanjing, China, de 21 a 23 de março, e pontos no Ranking Mundial da World Athletics para a temporada.
Ana Carolina Azevedo voltou a exibir uma excelente performance nos 60 m rasos ao conquistar o ouro com o tempo de 7.16, marca muito próxima do recorde brasileiro de Vitória Rosa (7.14), e do índice (marca mínima) fixado pela World Athletics para o Mundial Indoor de Nanjing (7.15). Marleth Ospino (7.22) ficou com a medalha de prata e Anais Hernández com a de bronze (7.31).
"Estou com sede de bater o recorde e creio que estou perto disso. Fiz uma marca boa, mas poderia ser melhor. Quero correr mais rápido - fiquei a um centésimo de segundo do índice para o Mundial, mas sei que consigo fazer", disse Ana, observando que deseja que o recorde nacional, que hoje já é de uma atleta do treinador Katsuhico Nakaya, continue com ele quebrado por ela. "Ainda posso correr melhor e quero fazer isso também pelo Nakaya."
O velocista Felipe Bardi fez uma boa corrida e faltou muito pouco para vencer. Mas ficou com a medalha de prata nos 60 m, com o tempo de 6.64. O colombiano Neiker Abello foi o campeão, com 6.64, e o argentino Franco Florio o terceiro colocado (6.67).
Thiago André abriu a briga pelos ouros ao vencer os 1.500 m, com recorde do campeonato (3.50.09). Mais detalhes da conquista do meio-fundista:
Thiago André leva 1º ouro nos 1.500 m
Tamara Alexandrino de Souza foi a atleta mais completa do Sul-Americano Indoor ao ser a campeã do pentatlo - as cinco provas combinadas - com 3.791 pontos. O Brasil teve dobradinha no pódio, com Roberta Almeida em segundo (3.747 pontos). Paula Arguello, do Paraguai, ficou em terceiro (3.316).
"Estou muito feliz pelo ouro e o resultado no meu primeiro Sul-Americano. Gostei muito dos 60 m com barreiras e foi um bom início de temporada", disse Tamara, que agradeceu a sua treinadora Liliana Adiers Lohmann.
Eliane Martins ganhou a medalha de bronze no salto em distância (6,24 m), no desempate, com a mesma marca de Melissa Ortiz. Natalia Linares, da Colômbia, levou o ouro com recorde do campeonato (6,64 m) e Nathalee Aranda, do Panamá, conquistou a prata (6,42 m).
O outro bronze do Brasil veio com July Ferreira da Silva nos 1.500 m (4.37.14). Anita Poma (PER) conquistou o ouro (4.23.74) e Benita Parra (BOL) a prata (4.30.18).
Na primeira etapa, pela manhã do sábado, o Brasil levou prata e bronze no arremesso do peso feminino, com Ana Caroline Miguel, com 16,65 m, e Lívia Avancini (15,92 m). A medalha de ouro ficou com a chilena Ivanna Gallardo (17,63 m).
O atleta olímpico Matheus Lima, favorito a vencer os 400 m, sentiu uma dor aguda na posterior da coxa direita e parou, na semifinal, quando liderava a série. Matheus já iniciou tratamento com a equipe médica, assim que deixou a pista.
Medalhas do Brasil
Ouro
Thiago do Rosário André - 1.500 m (3.50.09)
Ana Carolina Azevedo - 60 m (7.16)
Tâmara Alexandrino - pentatlo (3.791 pontos)
Prata
Ana Caroline Miguel - arremesso do peso (16,55 m)
Felipe Bardi - 60 m (6.64)
Roberta Almeida - pentatlo (3.747 pontos)
Bronze
Lívia Avancini - arremesso do peso (15,92 m)
July Ferreira - 1.500 m (4.37.14)
Eliane Martins - salto em distância (6,24 m)
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A atividade reuniu 9 participantes que se destacaram nos Jogos da Juventude e seus treinadores, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, por quatro dias, para interação, troca de experiências, avaliações e treinamento; o objetivo é pensar no futuro desses talentos
O time somou 254 pontos nos dois dias de disputas no Estádio Municipal de Cochabamba, Bolívia, para vencer também no feminino (125 pontos) e masculino (129 pontos); o Brasil somou 28 medalhas (14 de ouro, 10 de prata e 4 de bronze)
Na última etapa do Sul-Americano Indoor de Cochabamba, Bolívia, neste domingo (23/2), os brasileiros dominaram a prova; no masculino, as medalhas foram decididas num duelo nacional com a prata ficando para Thiago Ornelas, numa corrida definida nos milésimos de segundos
Ana Azevedo e Maranhão, que ficaram com os títulos dos 60 m rasos e do arremesso do peso, foram escolhidos os melhores índices técnicos individuais da competição; o Brasil terminou com 28 medalhas no quadro geral (14 de ouro, 10 de prata e 4 de bronze)