A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou, de quinta a domingo (20 a 23/2), o I Camping de Treinamento para Jovens Atletas, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.
Pedro da Silva Vilela Arid, coordenador de Desenvolvimento da CBAt, fez um balanço positivo do Camping. "Desenvolvemos todas as atividades de forma satisfatória, de forma muito proveitosa, em sala com uma parte teórica bem aplicada, assim como nas atividades práticas. Acredito e espero que tenha acrescentado muito para os atletas. Foi uma oportunidade muito interessante de se aproximar e auxiliar no desenvolvimento dos atletas e treinadores, que tiveram uma presença importante e enriquecedora", disse Pedro Arid, coordenador da atividade.
Os ministrantes foram Pablo Ramon Domingos, Kiyoshi Takahashi, Julián Baloy, Edemar Alves dos Santos.
Os atletas foram selecionados a partir de suas performances nos Jogos da Juventude, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em João Pessoa, Paraíba, no fim de 2024. Dois observadores do Atletismo Brasil tiveram a função de acompanhar e gerar informações. Atletas que demonstram grande potencial de desenvolvimento, assim como seus treinadores, foram indicados para o Camping.
Durante quatro dias, os ministrantes bem como integrantes da equipe multidisciplinar da CBAt conduziram Aulas e Rodas de Conversa sobre treinamento esportivo e palestra de Psicologia do Esporte, com temas como preparação mental, voltado para atletas, e comunicação com o atleta, aos treinadores.
Foram feitas avaliações funcionais e antropométricas dos atletas, conversas e ações com o Ídolo do Atletismo Mauro Vinícius Hilário da Silva, o Duda, de 38 anos, atleta olímpico e bicampeão mundial indoor do salto em distância, que migrou do futebol para o atletismo no início de sua carreira. As Atividades Práticas tiveram abordagem de aspectos técnicos e físicos do treinamento em atletismo.
Pedro Arid destacou ainda a troca de experiências, possível com o encontro entre os treinadores, os ministrantes e os atletas. E também pela presença de Duda. "Pode compartilhar a trajetória e experiência com todos. Os atletas se mostraram muito entusiasmados por interagir com ele, inclusive em atividades práticas", completou.
O Camping também gerou a proximidade necessária com os atletas e treinadores para a elaboração de um trabalho de acompanhamento pela Coordenação de Desenvolvimento e a equipe multidisciplinar da CBAt junto aos treinadores e atletas ao longo do ano.
Participantes do Camping
Davi de Souza de Lima - salto triplo - Instituto Vicente Lenílson - IVL (MT)
Francisco Paulo Barbosa Petri - lançamento do dardo - Associação Marcelândiense de Atletismo (MT)
Guilherme da Silva Izidoro - saltro triplo - Instituto do Atletismo de Foz Do Iguaçu (PR)
Hakelly de Souza Maximiano da Silva - 100 m e 200 m - Associação Esportiva Cidadania e Dignidade - AECD (RJ)
Karine Estefane Martins - salto triplo e salto em distância - Associação Corville de Atletismo (SC)
Kevin Tobias Aguero - 400 m - Associação Pontaporanense Esporte e Vida - A.P.E.V. (MS)
Lucas Max Barros Pinheiro - salto em altura - Círculo dos Pais dos Alunos do Colégio Militar de Manaus (AM)
Maria Clara Vieira de Oliveira - salto em altura e salto em distância - Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Desportivo (RJ)
Sascha dos Santos - salto em distância - Associação de Atletas Corredores de Natividade (RJ)
Treinadores
Vicente Lenilson de Lima - Instituto Vicente Lenilson - IVL (MT)
Rogerio dos Santos - Associação Marcelândiense de Atletismo (MT)
Marcilene Marcis Muniz dos Santos - Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu (PR)
Hiller Franco Entringer - Associação Esportiva Cidadania e Dignidade - AECD (RJ)
João Carlos dos Santos - Associação Corville de Atletismo (SC)
Fredy Salomao Miranda - Associação Pontaporanense Esporte e Vida - A.P.E.V. (MS)
Ormandino Rodrigues Barcelos - Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento SócioCultural e Desportivo (RJ)
Antônio Carlos dos Santos Silva - Associação de Atletas Corredores de Natividade (RJ)
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Modalidade está em ascensão no País e evento internacional, daqui a um ano, despertará maior interesse; legado também atingirá a parte técnica e a arbitragem; este artigo fecha a série de reportagens publicadas a partir de 12/4/2025, há um ano do Mundial.
Viviane Lyra, Mayara Vicentainer e Elianay Pereira, algumas das principais marchadoras do País, apostam que a competição vai trazer grande visibilidade e aumentará o interesse da nova geração de atletas brasileiros pela modalidade (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)
Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2028, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro
Marcelo Palma abriu o caminho em Seul-1988, para o País ter uma equipe completa, com seis atletas, e Caio Bonfim chegar à prata em Paris-2024 (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)