A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a realização do 4º Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa de Atletismo que reconhecerá os destaques do ano olímpico, em festa de gala marcada para o dia 23 de março de 2025, em São Paulo. O objetivo da CBAt é reconhecer os melhores desempenhos de atletas, treinadores e clubes na temporada de 2024, em votação auditada e feita por integrantes da comunidade, público e mídia.
Os indicados e os vencedores vão desfilar pelo tapete vermelho e a festa - que promete muita emoção, com homenagens e a tradicional entrega das medalhas Aída dos Santos e José Telles da Conceição, além da premiação - será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt.
As medalhas e troféus tem designers inovadores e foram confeccionadas para individualizar cada um dos homenageados e premiados.
Serão premiadas dez categorias: O Melhor Atleta e o Jovem Atleta Revelação, ambos nas categorias feminino e masculino, e Treinador Destaque, eleitos por Júri Técnico; Atleta da Galera feminino e masculino, eleitos pelo público, assim como a Imagem do Ano; Clube de Alto Rendimento e Clube Formador, indicados por desempenho nas competições.
Os elegíveis ao Prêmio Melhor Atleta Feminino e Masculino foram selecionados a partir dos seguintes critérios: Os melhores atletas do Troféu Brasil e do Brasileiro Sub-23 (indicados pelo Júri Técnico da Competição); Integrantes da Delegação Brasileira no Mundial Indoor de Glasgow e nos Jogos Olímpicos de Paris.
O Júri selecionará três atletas de cada gênero, por meio de votação em plataforma independente e auditável. Os primeiros colocados serão revelados no dia do evento e o vencedor receberá o prêmio de Melhor Atleta.
O objetivo do Prêmio Melhor Atleta Jovem Revelação Feminino e Masculino é reconhecer atletas integrantes das categorias Sub-20, Sub-18 e Sub-16 que tenham se destacado na temporada de 2024. Assim, a lista dos atletas elegíveis foi feita com base em resultados de competições e seleções de categorias.
Todos os critérios, bem como as listas dos atletas elegíveis, estão definidos na Nota Oficial 034/2025, datada do dia 24 de fevereiro.
Na última edição do Prêmio dois marchadores – o brasiliense Caio Bonfim e a carioca Viviane Lyra – foram eleitos os melhores atletas brasileiros de 2023. Caio ganhou ainda a medalha José Telles da Conceição (primeiro medalhista olímpico do atletismo brasileiro). Os vencedores foram apadrinhados pelos campeões olímpicos Joaquim Cruz, dos 800 m, em Los Angeles-1984, e Maurren Higa Maggi, no salto em distância, em Pequim-2008.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O bom tempo do brasileiro de São Joaquim da Barra foi feito na primeira etapa do Grand Slam Track, na sexta-feira (4/4) e ele volta a correr, desta vez os 400 m rasos, neste domingo (6/4); Alison é campeão mundial e 2025 é ano de Mundial de Atletismo em Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro
O prazo de validade da certificação é de três anos e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem concede o documento de adesão ao programa para as entidades que comungam do mesmo objetivo: o esporte livre de dopagem
O Atletismo Brasil chamou seis atletas para cada uma das equipes do 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino (o 4x400 m misto será composto pelos integrantes dos 400 m convocados); na volta do Sul-Americano de Mar del Plata os atletas permanecem em Bragança Paulista até a viagem a China
A competição será realizada de 25 a 27 de abril e a seleção terá 89 atletas (43 mulheres e 46 homens) brigando para manter a hegemonia de títulos do Continente, por índices e pontos no Ranking na corrida por qualificação para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro