O 3º Summit Abraceo CBAt, realizado no Mercado Livre Arena Pacaembu, São Paulo, trouxe avanços no encaminhamento de ações por corridas de rua cada vez mais seguras para os atletas participantes. E também marcou a consolidação da parceria entre a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor e a Confederação Brasileira de Atletismo por um mercado nacional com 14 milhões de corredores e ainda com tendência de crescimento, mas que tem de ser ordenado. As duas entidades já anunciaram o 4º Summit, em 2026, novamente em São Paulo.
Marílson Gomes dos Santos, maratonista olímpico, bricampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre acompanhou as palestras do segundo dia do Summit, especialmente o painel sobre "Marcas nas Corridas - O que Buscamos ao Patrocinar uma Corrida".
Erick Andrade Lemos Borges, gerente executivo de Patrocínio, Cultura e Esporte, falou sobre a possibilidade de os organizadores de corridas inscreverem projetos na plataforma da Caixa - "com mais chance de gerar interesse no patrocínio se tiver criatividade e gerar negócios reais para o banco". Afirmou que a instituição está presente em 99% das cidades brasileiras. Reforçou o novo slogan, que traz a filosofia para a área de esportes - 'Apoio Muda o Jogo' - e anunciou a página no instagram exclusiva para o esporte: @caixaesporte.
A Caixa é a patrocinadora máster do Atletismo Brasil há 24 anos, num patrocínio que apoia, inclusive, os 59 Centros de Formação do Atletismo (CFAs), os centrinhos como são conhecidos, para crianças a partir dos 6 anos.
A jornalista Silvia Herrera apresentou um estudo que fez para a ABRACEO sobre o números de corridas realizadas anualmente no Brasil. Em 2023 foram 2.186 corridas e em 2024 2.827, um crescimento de 29%. No calendário de 2025 já estão programados 2.437 eventos abertos, segundo Paulo Carelli, diretor da ABRACEO, que também trouxe dados preocupantes. "Em Alagoas foram 38 eventos, 4 deles com Permit, no Maranhão, 76 eventos, 5 com Permits, no Rio de Janeiro, 209 eventos, 20 Permits", exemplificou. 51% dos eventos estão concentrados na Região Sudeste.
"Temos um grande desafio com 66% das provas sem Permit, um mal para o País, o oposto do que quer o programa Corrida Segura. Precisamos trabalhar para trazer essas corridas para a legalidade. São 14 milhões de corredores e estaremos falando de números cada vez maiores", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. "Ter Permit por que? Porque está na lei (artigo 153 da Lei Geral do Esporte) e principalmente porque garante a integridade do atleta. Estamos falando em lei, mas acho que o primeiro ponto é dialogar."
Informou que o teto do preço do Permit no Brasil hoje - o preço mais alto - é R$ 4.500,00, acessível para corridas que podem ter mais de 20.000 participantes. O Selo Ouro é emitido pela CBAt e os Selos Prata e Bronze pelas 27 federações nos diferentes Estados do Brasil. "Precisamos regulamentar um setor que lida com vidas e com qualidade de vida!"
Guilherme Celso, presidente da ABRACEO, agradeceu aos colaboradores das duas entidades pelo trabalho no evento e anunciou a criação de diretorias regionais "que estarão mais perto das federações de atletismo. A meta é aumentar os Permits."
"Foi um evento robusto, mostrou a excelência do que buscamos para a corrida de rua quanto a organização, a normatização, ao link de corrida de rua com o atletismo. Foi um grande sucesso e temos de agradecer a ABRACEO e a Caixa pela parceria. Todos viram a importância das conexões entre organizadores, federações, confederação, fornecedores, patrocinadores e a expectativa é gigante para o próximo Summit, que será novamente aqui no Mercado Livre Arena Pacaembu. Foi um grande sucesso", avaliou Wlamir Motta Campos ao fazer o balanço do evento.
Link para a matéria sobre o Termo de Cooperação Mútua pela CORRIDA SEGURA.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O espaço renovado pela concessionária Allegra abriu em janeiro de 2025 e já começa a receber eventos como o 3º Summit Abraceo CBAt, realizado segunda e terça-feiras (30/3 e 1/4), em São Paulo, com organizadores de corridas de rua, federações, fornecedores e patrocinadores
Além de expor os desafios que enfrenta, o organizador destaca as inovações que vem acrescentando às corridas, principalmente depois do lockdown da pandemia
No 3º Summit ABRACEO CBAt, a médica especializada em esporte abordou de forma clara que o check-up prévio para quem se propõe a correr é fundamental na prevenção de riscos maiores e para a melhoria da performance, em palestra no Mercado Livre Arena Pacaembu, nesta segunda-feira (31/3)
ABRACEO, CBAt e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte visam a fazer campanhas para que os praticantes de corridas de rua se conscientizem sobre a importância do cuidado com a saúde; a ideia é atuar para evitar mortes súbitas e preservar a integridade do corredor