O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo começa nesta sexta-feira (11/3) e prossegue até domingo (13/4) - serão realizadas seis etapas, duas por dia - com jovens destaques nacionais em ação como a catarinense de Itapiranga Tainara Mess, no heptatlo, e o cearense Matheus Lima nos 400 m rasos. No total, são 839 atletas (328 feminino e 511 masculino) inscritos, representando 128 clubes, de 21 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, reunidos em Bragança Paulista, São Paulo.
Será o primeiro Brasileiro do calendário de 2025, com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil e entrada franca no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n, Bairro Campo Novo, Bragança Paulista, São Paulo).
O Brasileiro Sub-23 começa às 8 horas de sexta-feira (11/4) com os 100 m do decatlo. Fecha no domingo (13/4), depois da disputa do revezamento 4x400 m masculino, às 16 horas.
A categoria sub-23 proporciona a transição da categoria Sub-20, do final da etapa de formação do atleta, para a categoria adulta, voltada ao máximo desempenho esportivo. E esse campeonato, colocado no contexto da temporada 2025 com a realização do Mundial Adulto de Tóquio, Japão - de 13 a 21 de setembro - é parte da preparação da maioria dos atletas.
"Meu objetivo maior é fazer uma corrida rápida e inteligente para conseguir pegar o recorde brasileiro que é do meu treinador Sanderlei Parrela e, consequentemente, o recorde da competição. Esse ano é meu último ano na categoria (sub-23) e o meu objetivo é finalizar a categoria sendo campeão do Pan-Americano sub-23", disse Matheus Lima da Silva (EC Pinheiros-SP), de 21 anos, que compete apenas nos 400 m rasos (não fará os 400 m com barreiras) também como um teste para o restante da temporada.
"Vou entrar forte nas provas, mas com a mente leve e consciente de todo o processo. Quero buscar meu PB. O foco do ano é o Pan-Americano Sub-23 - quero reafirmar essa vaga - e também estar no meu auge no Troféu Brasil", disse Tainara Mess (Praia Clube-CEMIG-Exército-MG), de 20 anos, que compete no heptatlo.
O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, Minas Gerais, foi bicampeão brasileiro sub-23 em 2024, com 360 pontos na classificação geral. Os melhores atletas da competição foram Gabriela Muniz (CASO-DF), campeã da marcha atlética 20 km, com recorde brasileiro e do campeonato, e Matheus Lima (EC Pinheiros-SP), campeão dos 400 m com barreiras, com recorde do campeonato.
Mais informações podem ser encontradas no site da CBAt, onde também estarão disponíveis todos os resultados do campeonato, logo após a realização de cada prova.
O Brasileiro Sub-23 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)
A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial
Aos 93 anos, faleceu em São Paulo nesta segunda-feira (30/6) e será velada, das 10 às 14 horas, e cremada na Vila Alpina nesta terça-feira (1/7). Deixa um legado inestimável - atleta olímpica, medalhista em pan-americanos, e recordista de títulos nacionais competiu até os 89 anos