Os destaques da quinta etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo vieram de várias provas na manhã deste domingo (13/4), em Bragança Paulista, São Paulo: Tainara Mees (Praia Clube-CEMIG-Exército-MG) ficou com a medalha de ouro no heptatlo (5.293 pontos), Felipe Izidoro da Silva (Instituto Foz-ICLI) venceu o salto triplo (16,30 m), Caio Vinícius da Silva (Praia Clube-CEMIG-Exercito) os 400 m com barreiras (50.90) e Samantha Lopes (Atletismo Taubaté-SP) o lançamento do disco (50,68 m).
Taianara Mees, de 20 anos, comemorou o tricampeonato brasileiro. "Estou voltando de uma lesão que tive há um mês e o mais importante aqui foi conseguir competir sem dor, fazer o meu PB (personal best) no arremesso do peso e a minha terceira melhor marca no lançamento do dardo - muito bom ver que estou evoluindo em provas nas quais não sou tão eficiente. E se eu voltar a fazer bem as provas em que sou boa, adquirindo ritmo, será uma temporada bacana", disse Tainara, que treina com Cleison Ariel Back.
Seus objetivos são brigar pelo pódio nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, Paraguai, e do Troféu Brasil, ambos em agosto. "Agosto é o mês", frisou.
O triplista Felipe Izidoro, de 21 anos, que nasceu e treina com Sergio Muniz dos Santos, em Foz do Iguaçu, Paraná - recomenda a todos os brasileiros "uma visita às cataratas" -, conquistou o tetracampeonato brasileiro. "Eu esperava o recorde da competição e o paranaense também, mas consegui fazer o meu PB, com 16,30 m", afirmou o atleta que se inspira no ainda hoje recordista sul-americano da prova Jadel Gregório (17,90 m), tem como objetivo disputar bem os Jogos Pan-Americanos Júnior e brigar por pontos no Ranking Mundial pela qualificação ao Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, em setembro.
Caio Vinícius, que é de Ipatinga (MG) e treina em Londrina (PR) com Gilberto Miranda, foi bicampeão brasileiro nos 400 m com barreiras. "Pensei em fazer uma corrida técnica para assegurar a vaga na competição - o Pan-Americano Júnior (o prazo final para a obtenção de vaga é 27 de abril)", afirmou. Sua prova tem um nível muito elevado no Brasil, com Alison dos Santos, campeão mundial e medalhista olímpico, e Matheus Lima, atletas ainda jovens, mas já competindo contra os melhores do mundo. "Isso é muito legal, puxa pra cima."
Samantha Santos da Silva Lopes (Atletismo Taubaté-SP), de 19 anos, está mais próxima de sua meta de chegar aos 53 metros na temporada. "Fiquei grata pelo resultado, eu vinha batendo nos 40 metros e agora posso dizer que o meu PB é 50,68 m. Quero disputar o Sul-Americano Sub-20, o Pan Sub-20 e os Jogos Pan-Americanos Júnior este ano e chegar a minha meta de 53 m. São os meus objetivos", afirmou Samantha, que treina com Ana Paula da Campos.
RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-23
O Brasileiro Sub-23 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Modalidade está em ascensão no País e evento internacional, daqui a um ano, despertará maior interesse; legado também atingirá a parte técnica e a arbitragem; este artigo fecha a série de reportagens publicadas a partir de 12/4/2025, há um ano do Mundial.
Viviane Lyra, Mayara Vicentainer e Elianay Pereira, algumas das principais marchadoras do País, apostam que a competição vai trazer grande visibilidade e aumentará o interesse da nova geração de atletas brasileiros pela modalidade (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)
Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2028, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro
Marcelo Palma abriu o caminho em Seul-1988, para o País ter uma equipe completa, com seis atletas, e Caio Bonfim chegar à prata em Paris-2024 (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)