A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reabriu as inscrições para as poucas vagas remanescentes ao Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Corrida em Trilha e Montanha, que será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Restam poucas vagas até o limite estabelecido pelo órgão ambiental ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que controla áreas de conservação federal como o Parque Nacional de Itatiaia. No total, serão disponibilizadas 30 vagas por prova, independentemente do gênero: Long Trail, Short Trail, Classic, Uphill e Junior.
A CBAt em parceria com a organização do evento reabriu as inscrições, a partir das 14 horas desta terça-feira (6/5) e até às 17 horas de quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, para completar vagas remanescentes para a segunda edição do Brasileiro Loterias Caixa de Corrida em Trilha e Montanha.
Os critérios para o preenchimento das vagas remanescentes em cada uma das provas são os seguintes, pela ordem: atletas qualificados que atendam a todos os itens do regulamento do evento; atletas com registros CBAt válidos, mas que não atendam integralmente os pontos ITRA exigidos no regulamento terão a sua classificação pela maior pontuação no Ranking ITRA; atletas com registros CBAt válidos e inscritos no Ranking ITRA (sem pontuação); atletas com registros CBAt válidos que não constem no ranking ITRA serão submetidos a análise técnica de currículo esportivo pelo Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
As inscrições das equipes participantes para as vagas remanescentes ao Campeonato serão realizadas pelo e-mail: tecnico@cbat.org.br, devendo ser informado registro CBAt, nome completo, prova, clube, ponto ITRA (se houver) e o currículo esportivo (caso não conste no ranking ITRA).
As provas do Campeonato Brasileiro de Trilha e Montanha:
Long Trail 100 km 4.900 m d+ (a partir de 20 anos)
Short Trail 46,2 km 1.960 m d+ (a partir de 20 anos)
Classic 12,4 km 520 m d+ (a partir de 18 anos)
Uphill 5 km 1.000 m d+ (a partir de 16 anos)
Junior 7 km 220 m d+ (de 16 anos até 19 anos)
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 1937. Está localizado na Região Sudeste do Brasil, na Serra da Mantiqueira, contemplando os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais. O seu ponto culminante é o Pico das Agulhas Negras. A área tem altitudes entre 600 e 2.791 metros, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas.
O Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha de 2024 foi realizado em Caparaó, Minas Gerais, com vitória de Célio Augusto da Rosa na prova mais longa da primeira edição (80 km, 9:51.28) e Susany Perardt (80 km, 11:55.05).
O 2º Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Corrida de Trilha e Montanha é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com organização e apoio da Evolution Itatiaia National Park e da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição será realizada no sábado (17/5) e a seleção segue com equipe completa, formada por 18 atletas (9 mulheres e 9 homens), três em cada uma das distâncias em disputa; 35 km e 20 km para adultos e 10 km para o sub-20
O time, que mescla experiência e juventude, com Tiago Lemes da Silva, Lucas Carvalho, Elias Oliveira e Matheus Lima, venceu a segunda rodada qualificatória no Mundial de Revezamentos de Tóquio, Japão, e garantiu presença na maior competição do ano neste domingo (11/5), em Guangzhou, na China
As equipes do 4x100 m e 4x400 m, masculino, obtiveram as melhores qualificações em suas séries e voltam a pista neste domingo (11/5), com transmissão do SporTV, para brigar por vaga no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, em setembro
A competição que reúne federações de 43 países na China vale vagas para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, que será em setembro; o SporTV anunciou a transmissão ao vivo e o Brasil tem equipes no 4x100 m masculino, 4x400 m masculino e feminino e pode competir também no 4x400 m misto