Capa

44º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo será em São Paulo

19.05.2025  |    173 visualizações

A tradicional competição, de 31 de julho a 3 de agosto, terá como sede o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, instalação esportiva do Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), pela segunda vez consecutiva, com entrada franca e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico

O 44º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo 2025 será realizado de 31 de julho a 3 de agosto, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB). A instalação esportiva, do Comitê Paralímpico Brasileiro, é uma das melhores do Brasil, cuja pista oferece condições de bons resultados para os atletas (também na área de aquecimento) e conforto para o público na arquibancada coberta, com entrada gratuita (Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani, São Paulo).

Os quatro dias de disputas da principal competição interclubes da América Latina, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, serão transmitidos ao vivo no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.

O evento também terá atrações para o público e será a segunda vez que o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro recebe o Troféu Brasil (a primeira foi em 2024), o que reforça a importância da parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o CPB e tudo de positivo que as duas entidades vêm construindo no atletismo nos últimos anos. 

Provas paralímpicas serão inseridas no programa, como na edição passada. E para os olímpicos uma atração a mais será a briga por índices e pontos no Ranking Mundial para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro.

A expectativa é de que o CTPB receba um número expressivo de atletas e paratletas e muita competitividade nas disputas. No total, competiram no ano passado 771 atletas (319 no feminino e 452 no masculino), sendo 66 atletas paralímpicos. 

A estimativa é de que a competição recebeu 6.500 pessoas no CTPB. Somadas as audiências da TV Atletismo Brasil no Youtube da CBAt - mostrou as duas provas de marcha atlética -, do Time Brasil e no Canal Olímpico do Brasil, o número superou a marca de 411 mil visualizações. O site da CBAt teve 101.443 visualizações no mês da competição, 21.772 nos quatro dias do Troféu Brasil.

O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi eneacampeão do Troféu Brasil em 2024. O clube paulista conquistou o seu nono título consecutivo com 542 pontos, vencendo também nos naipes feminino (284) e masculino (258). O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia (MG), foi vice-campeão brasileiro com 403 pontos e também no feminino (176) e masculino (227). A Orcampi, de Campinas (SP), foi a terceira colocada no geral (147 pontos), no feminino (84) e masculino (63).

Os melhores atletas do Troféu Brasil foram Luiz Maurício da Silva com o ouro, índice olímpico e recorde sul-americano no lançamento do dardo (85,57 m) e Viviane Lyra com recorde brasileiro e da competição para os 20.000 m da marcha atlética (1:30.38.3).

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é um centro de excelência, que vai completar dez anos de vida em 2026, tem uma estrutura modelo e desenvolve um trabalho de muita qualidade, segundo definiu Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, agradecendo a gentileza e a acolhida do presidente José Antônio Freire e do vice-presidente Yohansson Nascimento. "Tenho certeza que será um outro Troféu Brasil memorável, com exemplos de inclusão, cultura esportiva e do poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social", afirmou.

"Nosso Centro foi concebido com o propósito de impulsionar o paradesporto e o Comitê Paralímpico Brasileiro tem muito orgulho do trabalho que desenvolve com seriedade, dedicação e um senso de missão pública voltado para o bem coletivo. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é a casa do esporte paralímpico nacional — onde treinam e competem, diariamente, muitos dos nossos campeões e medalhistas paralímpicos e mundiais. Abrir nossas portas para mais uma edição do Troféu Brasil é uma forma de reafirmar esse compromisso com a excelência, a inclusão e o futuro do esporte", disse o presidente do CPB, José Antônio Freire.

A parceria CBAt/CPB começou em 2019, quando as entidades resolveram organizar competições em conjunto, o Desafio CBAt/CPB, em nome da hashtag #somosatletismo. 

Pista nível 1 - O CTPB tem instalações esportivas indoor e outdoor para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 20 modalidades paralímpicas, dentre elas o atletismo. E ainda alojamentos, refeitório, lavanderia e administração com salas, auditórios e espaços de apoio. No local funciona a sede administrativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

A pista de atletismo do CTPB é nivel 1 da World Athletics e é citada no Guiness Book pelo recorde mundial do velocista paraibano Petrúcio Ferreira nos 100 m T47 (amputados de braço), com 10.29, registro de maio de 2022.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

As Loterias Caixa e a Braskem são patrocinadores oficiais do atletismo paralímpico brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br;  e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

Leia também...
18.05.2025

A prova, com Selo Ouro e Permit CBAt 09/2025, foi realizada neste domingo (18/5), com vitórias da tanzaniana Natalia Elisante Sulle (com recorde da prova) e do ugandense Maxwell Kortek Rotich

17.05.2025

Ambos terminaram em sexto lugar na classificação geral neste sábado, ela nos 35 km - foi também a terceira melhor sul-americana - e ele nos 20 km; ambos somaram pontos importantes no Road to Tóquio e seguem qualificados para o Mundial de Tóquio, Japão, pela cota do Ranking

16.05.2025

O Atletismo Brasil disputa a 3ª edição do torneio em Anapoima, Colômbia, com 150 atletas de 13 países, e se insere entre as potências, assim como Equador, Peru e México, que têm medalhistas olímpicos e em mundiais em sua história; Max e Matheus vivem a ansiedade pelo Pan e a paternidade

15.05.2025

A competição será realizada no sábado (17/5) e a seleção segue com equipe completa, formada por 18 atletas (9 mulheres e 9 homens), três em cada uma das distâncias em disputa; 35 km e 20 km para adultos e 10 km para o sub-20