A jornada da tarde desta sexta-feira (6/6) do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo começou com a cerimônia de abertura da competição, que prossegue até domingo (8/6), com entrada gratuita na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (COT-UFMT - Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367) e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O evento tem grande importância por reunir jovens atletas numa categoria de entrada nas competições internacionais.
A reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Marluce Aparecida Souza e Silva abriu a cerimônia. "Eventos como esse transformam a sociedade, transformam vocês e o nosso mundo", disse, dirigindo-se aos atletas (900 foram inscritos), treinadores, integrantes das comissões multidisciplinares e dirigentes dos mais de 160 clubes e federações de 23 Estados na competição. Comentou que no seu caminho diário pela universidade passa pela pista de atletismo e vê todos os dias o trabalho que é feito no local. "É motivo de orgulho ter mais de 150 atletas só do Estado de Mato Grosso inscritos no campeonato."
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL) David Moura também desejou sucesso aos participantes. "Obrigada mais uma vez pela confiança. Saiba que Mato Grosso está sempre de portas abertas para o Atletismo Brasil. A todos os atletas boa sorte!"
O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), Tomires Campos Lopes, deu as boas-vindas a todos os competidores e agradeceu a reitora da Universidade e ao Governo do Estado.
Cuiabá já recebeu competições importantes do calendário nacional, como o Brasileiro Sub-23 (2022), o Troféu Brasil de Atletismo e o GP Brasil (2023) e o Campeonato Ibero-Americano (2024).
"Meus cumprimentos a cada treinador, a cada equipe, federações, familiares, é um prazer receber a todos. Meus agradecimentos a Universidade Federal e ao Governo do Estado do Mato Grosso. Aqui tem a melhor pista de atletismo do Brasil. É a quinta vez que o Atletismo Brasil está em Cuiabá", disse o presidente do Conselho de Administração da CBAt. "O Ibero-Americano reuniu 28 países em Cuiabá, no ano passado", acrescentou Wlamir. "Atletas, chegou a hora de brilhar!", finalizou.
CONFIRA OS RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-18
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Os brasileiros correram uma prova excepcional nos 300 m com barreiras (não olímpica), que teve recorde mundial do norueguês Karsten Warholm, correndo em casa, com 32.67; os três atletas mais rápidos de todos os tempos nos 400 m com barreiras se encontram em Estocolmo no domingo (15/6)
Publicação será distribuída nos Jogos Escolares e pode ser obtida também na versão digital já disponível; Etapas de Desenvolvimento, Iniciação ao Esporte, Provas Múltiplas, Grupo de Provas, Especialização estão entre os temas da publicação, com base no modelo do Espírito Santo
Fernando Perez dos Santos e Letícia Dominelli Daniel da equipe paranaense comemoraram os seus primeiros títulos de campeões nacionais com melhores marcas pessoais; a equipe ainda conquistou dobradinha no pódio masculino, com a prata de Gabriel Leite
Um quiz sobre a presença feminina nos Jogos Olímpicos e bate papo sobre carreira, alegrias e dificuldades com a presença da atleta olímpica e treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, marcaram a competição em Cuiabá, Mato Grosso