Capa

Susany e Celinho são bicampeões do Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

09.06.2025  |    540 visualizações

O campeonato reuniu atletas no desafiador percurso com corrida, montanha e elevações rochosas, numa paisagem deslumbrante, na Unidade de Conservação Ambiental de Itatiaia, Rio de Janeiro; a competição foi organizada em parceria pela CBAt e a Evolution

Os atletas Susany Perardt e Celio Augusto da Rosa, Celinho, foram bicampeões da categoria Long Trail (100 Km) no 2º Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Trilha e Montanha, realizado sexta-feira e sábado (6 e 7/6), no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Ambos já haviam sido os vencedores da primeira edição, no Alto Caparaó (MG) em 2024.

O Parque Nacional de Itatiaia é uma importante Unidade de Conservação Ambiental do Brasil, localizado na Serra da Mantiqueira - tem altitudes entre 600 e 2.791 metros e o relevo é formado por montanhas e elevações rochosas.

Susany concluiu o percurso dos 100 km em 14:57:23, seguida por Denise Maia (16:14:21) e Patrícia Honda (16:53:17). Susany (Associação Abada Capoeira do Estado de Santa Catarina-SC), nasceu em Angelina, Santa Catarina, vive na capital do Estado, Florianópolis, tem 36 anos. No cotidiano, divide o seu tempo entre o trabalho e os treinos em trilhas e montanhas das cidades de Palhoça e Florianópolis.

Susany, que conquistou a medalha de bronze (3ª geral feminina) no Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha 2024, realizado na Argentina, já havia competido em Itatiaia - foi vice-campeã do Evolution, também no ano passado. 

Celinho (Clã Delfos-MG) terminou a prova em 12:15:08 e compartilhou o pódio com Diego Tales da Silva (12:59:42) e Rodrigo Machado Oliveira (13:08:35). Integrante da seleção brasileira em vários Mundiais, também foi o campeão do Long Trail na primeira edição do Brasileiro, em 2024. 

Celinho obteve o melhor resultado da seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha, realizado na Villa de Merlo, em San Luis, Argentina, em novembro de 2024. Ficou com a medalha de ouro no Long Trail (60 k, com 5:58:00).

Aprova a inclusão no calendário do atletismo do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha. "Para que desperte o interesse dos mais jovens, que mais marcas apoiem os atletas e possamos ter mais destaque no cenário internacional", destacou o atleta de 46 anos, de São Bento de Sapucaí, São Paulo.  

Os campeões do Short Trail (46 km) foram Franciele Kiekow (5:07:28) e John Luna Lima (3:51:47). 

Os primeiros campeões do 2º Brasileiro Loterias Caixa de Corrida em Trilha e Montanha foram os atletas Bruno Bullé Costa Esteves e Stheffany Reus Borges, no percurso Uphill (5 km), na sexta-feira (6/6). O jovem Bruno Steves (Clã Delfos-MG), de 22 anos, completou a prova em 40:02 e Stheffany (ANR-Ijui-Atletismo-RS), de 36 anos, venceu com 49:15.

Bruno Esteves também foi o campeão do Classic (12 Km) com 55:35. Entre as mulheres Gabriela de Freitas Tardivo, atleta brasileira que disputa provas do programa olímpico do atletismo do meio fundo e fundo, conquistou a medalha de ouro (1:04:47).

Na categoria Junior 7 Km (de 16 anos até 19 anos) o campeão foi Gustavo Valverde Lopes da Silva, com 30:46.

TODOS OS RESULTADOS

O 2º Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Corrida de Trilha e Montanha é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com organização e apoio da Evolution Itatiaia National Park e da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt).

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br;  e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Leia também...
12.06.2025

Os brasileiros correram uma prova excepcional nos 300 m com barreiras (não olímpica), que teve recorde mundial do norueguês Karsten Warholm, correndo em casa, com 32.67; os três atletas mais rápidos de todos os tempos nos 400 m com barreiras se encontram em Estocolmo no domingo (15/6)

11.06.2025

Publicação será distribuída nos Jogos Escolares e pode ser obtida também na versão digital já disponível; Etapas de Desenvolvimento, Iniciação ao Esporte, Provas Múltiplas, Grupo de Provas, Especialização estão entre os temas da publicação, com base no modelo do Espírito Santo

10.06.2025

Fernando Perez dos Santos e Letícia Dominelli Daniel da equipe paranaense comemoraram os seus primeiros títulos de campeões nacionais com melhores marcas pessoais; a equipe ainda conquistou dobradinha no pódio masculino, com a prata de Gabriel Leite

10.06.2025

Um quiz sobre a presença feminina nos Jogos Olímpicos e bate papo sobre carreira, alegrias e dificuldades com a presença da atleta olímpica e treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, marcaram a competição em Cuiabá, Mato Grosso