A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) publicou edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada de forma virtual (plataforma Microsoft Teams) no dia 22 de agosto, para a composição de cargos vacantes que serão preenchidos em eleições suplementares. O Edital está na Nota Oficial 132/2025, disponível no site da CBAt, em publicações no Diário Oficial da União e Jornal o Estado de São Paulo.
A Assembleia será instalada às 9:00, em primeira chamada, com a presença da maioria absoluta dos seus membros, ou às 10:00, em segunda convocação, com o quórum exigido estatutariamente, para deliberar sobre eleições suplementares às eleições ocorridas em 23 de março de 2025 para preenchimento de cargos vacantes:
- 1 atleta ou ex-atleta medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração;
- 1 membro suplente para compor o Conselho Fiscal;
- 1 membro efetivo para compor o Conselho de Ética;
- 2 dois membros suplentes para compor o Conselho de Ética, um deles do gênero feminino (artigo 58, §3º do Estatuto da CBAt).
As eleições serão conduzidas pela Comissão Eleitoral nomeada: Guilherme Kurtz, Magnólia Figueiredo e Oswaldo Fernandes Neto.
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - teve início em 24/6/2025 e prossegue até o dia 18 de julho, sexta-feira. As candidaturas devem ser formalizadas por e-mail para o endereço eleicoes@cbat.org.br, com toda a documentação exigida (relação completa consta no Edital de Convocação).
A homologação das candidaturas será feita num prazo de cinco dias (19/7/2025 a 23/7/2025). A Comissão Eleitoral analisará e homologará as candidaturas, divulgando a lista provisória dos candidatos aptos a concorrer.
O período de recursos será de dez dias (de 24/7/2025 e 2/8/2025). A Comissão Eleitoral julgará os recursos interpostos e divulgará os resultados (3 a 5/8/2025). A publicação dos candidatos homologados será no dia 6 de agosto para votação da Assembleia Geral Extraordinária no dia 22 (o resultado será conhecido imediatamente).
A inscrição de candidatos para a eleição de membros do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética e do atleta ou ex-atleta medalhista olímpico se dará individualmente, nos termos do Edital de Convocação da Assembleia para eleição e posse. Somente poderá se inscrever para o Conselho Fiscal, candidatos que possuam nível superior, preferencialmente na área de contabilidade/economia. Para o Conselho de Ética a a obrigatoriedade de os candidatos terem nível superior.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial
Aos 93 anos, faleceu em São Paulo nesta segunda-feira (30/6) e será velada, das 10 às 14 horas, e cremada na Vila Alpina nesta terça-feira (1/7). Deixa um legado inestimável - atleta olímpica, medalhista em pan-americanos, e recordista de títulos nacionais competiu até os 89 anos
Os 20.000 m marcha atlética, prova do medalhista olímpico Caio Bonfim, abre a competição no dia 31 de julho e o evento prossegue até 3 de agosto com oito etapas em quatro dias no CT Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita e transmissão do Time Brasil e Canal Olímpico