Capa

Atletismo Brasil convoca treinadores para Ibero Sub-18 e o Pan de Maratona

04.07.2025  |    148 visualizações

A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA

O Atletismo Brasil convocou os treinadores que seguem para o II Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo de Assunção, Paraguai, que será realizado dias 19 e 20 de julho. São oito os profissionais que comandarão a seleção brasileira (Nota Oficial 140/2025). Também foram convocados os treinadores do Brasil para o Pan-Americano de Maratona, dia 27 de julho, em São Paulo (Notas Oficiais 142 e 143/2025).

O último Campeonato Brasileiro Sub-18 Loterias Caixa de Atletismo, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, mostrou que o Brasil terá uma delegação forte na competição, na categoria que é o primeiro degrau internacional. 

A diversidade do trabalho refletido na convocação, tem exemplos de destaque, como o trabalho desenvolvido pelo treinador Sidmar Andrigheto Gielow, na Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM/ASSERCAM), do Paraná, que colocou cinco atletas dos lançamentos na seleção: Jade Vieira das Neves (martelo), Isadora Fiorini (dardo), Letícia Dominelli Daniel, Fernando Perez dos Santos e Gabriel Benícios Tenório Leite (os três do disco). 

O trabalho do projeto social Instituto Bruna Farias (IBF-AL), da atleta olímpica (Rio-2016) Bruna Farias, na pista da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Coruripe, colocou dois barreiristas na seleção: Johnata Vinicius da Silva Moura e Maiza Silva da Conceição, nos 400 metros com barreiras. 

Alexander Cordeiro Santa Cruz, dono da melhor marca do mundo no salto triplo (15,78 m) no Brasileiro Sub-18, deu foco ao trabalho de base do Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Desportivo, do Rio, feito pelo treinador Ormandino Rodrigues Barcelos, que completará 80 anos em agosto e trabalha com atletismo há 60 anos. 

Treinadores do Brasil no Ibero Sub-18
Bruna Jéssica Oliveira Farias (Instituto Bruna Farias-AL)
Mariane Roberta Justo (Associação Desportiva Centro Olimpico-SP)
João Evangelista de Sena Bonfim (Centro de Atletismo de Sobradinho-DF)
Ormandino Rodrigues Barcelos (Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Socio-Cultural e Desportivo-RJ)
Aguinaldo Souza dos Santos (Associação de Atletismo de Paranavaí-PR)
Sidmar Andrigheto Gielow (Fundação de Esportes de Campo Mourão-PR)
Dejaci Pereira da Costa (Associação Petrolinense de Atletismo-PE)
Luciano Moser (Associação Comunidade do Atletismo-SC)

Pan de Maratona + São Paulo City Marathon - São Paulo vai receber o Campeonato Pan-Americano de Maratona no dia 27 de julho, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores, nas distâncias da meia maratona e maratona, a competição da Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).

A largada dos 42,195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.

A possibilidade de juntar na mesma corrida atletas de elite da área pan-americana e corredores praticantes surgiu de uma parceria da CBAt com a Iguana Sports, organizadora da SP City Marathon, que integra o calendário mundial de corridas de rua, com regras da World Athletics,  Permit e Selo Ouro da CBAt. 

Treinadores do Pan-Americano de Maratona
Cristiane Mori Tanaka (Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde-MT)
Palmireno Benjamim Campos (Elite Runners-RJ)

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
03.07.2025

O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País

02.07.2025

Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70

01.07.2025

O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)

01.07.2025

A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial