O Atletismo Brasil convocou os treinadores que seguem para o II Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo de Assunção, Paraguai, que será realizado dias 19 e 20 de julho. São oito os profissionais que comandarão a seleção brasileira (Nota Oficial 140/2025). Também foram convocados os treinadores do Brasil para o Pan-Americano de Maratona, dia 27 de julho, em São Paulo (Notas Oficiais 142 e 143/2025).
O último Campeonato Brasileiro Sub-18 Loterias Caixa de Atletismo, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, mostrou que o Brasil terá uma delegação forte na competição, na categoria que é o primeiro degrau internacional.
A diversidade do trabalho refletido na convocação, tem exemplos de destaque, como o trabalho desenvolvido pelo treinador Sidmar Andrigheto Gielow, na Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM/ASSERCAM), do Paraná, que colocou cinco atletas dos lançamentos na seleção: Jade Vieira das Neves (martelo), Isadora Fiorini (dardo), Letícia Dominelli Daniel, Fernando Perez dos Santos e Gabriel Benícios Tenório Leite (os três do disco).
O trabalho do projeto social Instituto Bruna Farias (IBF-AL), da atleta olímpica (Rio-2016) Bruna Farias, na pista da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Coruripe, colocou dois barreiristas na seleção: Johnata Vinicius da Silva Moura e Maiza Silva da Conceição, nos 400 metros com barreiras.
Alexander Cordeiro Santa Cruz, dono da melhor marca do mundo no salto triplo (15,78 m) no Brasileiro Sub-18, deu foco ao trabalho de base do Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Desportivo, do Rio, feito pelo treinador Ormandino Rodrigues Barcelos, que completará 80 anos em agosto e trabalha com atletismo há 60 anos.
Treinadores do Brasil no Ibero Sub-18
Bruna Jéssica Oliveira Farias (Instituto Bruna Farias-AL)
Mariane Roberta Justo (Associação Desportiva Centro Olimpico-SP)
João Evangelista de Sena Bonfim (Centro de Atletismo de Sobradinho-DF)
Ormandino Rodrigues Barcelos (Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Socio-Cultural e Desportivo-RJ)
Aguinaldo Souza dos Santos (Associação de Atletismo de Paranavaí-PR)
Sidmar Andrigheto Gielow (Fundação de Esportes de Campo Mourão-PR)
Dejaci Pereira da Costa (Associação Petrolinense de Atletismo-PE)
Luciano Moser (Associação Comunidade do Atletismo-SC)
Pan de Maratona + São Paulo City Marathon - São Paulo vai receber o Campeonato Pan-Americano de Maratona no dia 27 de julho, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores, nas distâncias da meia maratona e maratona, a competição da Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).
A largada dos 42,195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.
A possibilidade de juntar na mesma corrida atletas de elite da área pan-americana e corredores praticantes surgiu de uma parceria da CBAt com a Iguana Sports, organizadora da SP City Marathon, que integra o calendário mundial de corridas de rua, com regras da World Athletics, Permit e Selo Ouro da CBAt.
Treinadores do Pan-Americano de Maratona
Cristiane Mori Tanaka (Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde-MT)
Palmireno Benjamim Campos (Elite Runners-RJ)
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil divulgou a Nota Oficial 185/2025 chamando dez treinadores para o comando da seleção brasileira na competição mais importante do ano, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro
O Atletismo Brasil terá equipe completa, nos 20 km e 35 km, feminino e masculino disputando o campeonato mais importante de 2025; Caio Bonfim, Max Batista, Matheus Correa e Viviane Lyra se qualificaram para as duas provas
Cinco árbitros nacionais estiveram presentes no Paraguai para a competição sub-23: Bira Martins, Flor Itacambi, Nilton Ferst, Valter Oliveira e Deivis Frainier; CBAt atua na formação de árbitros em conjunto com as Federações: no primeiro semestre de 2025 10 Cursos Básicos foram realizados
A equipe que foi chamada para competir no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, tem 42 atletas (17 mulheres e 25 homens), de 15 Estados do Brasil mais o Distrito Federal, com estrelas como os medalhistas olímpicos e em mundiais Alison dos Santos, o Piu, e Caio Bonfim