Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) desembarca na 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa vinda da altitude de Paipa, na Colômbia. A marchadora de 31 anos usará a competição como termômetro da sua preparação para o Mundial de Tóquio, em setembro. O Troféu Brasil será em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), de quinta-feira a domingo (31 de julho e 3 de agosto) – a entrada é gratuita e a competição será transmitida pela TV Atletismo Brasil e pelo Canal Olímpico.
"Estou com boas expectativas para o Troféu Brasil, ansiosa para vestir novamente as cores da minha equipe, e representá-las da melhor forma possível neste grande evento", disse Viviane, campeã dos 20.000 metros na edição de 2024, também em São Paulo: com o tempo de 1:30.38.3, bateu o recorde brasileiro da prova em pista.
A marchadora carioca tem índice para o Mundial: atingiu a marca mínima para a prova dos 20 km em maio de 2024, na Espanha. Também está muito bem posicionada no ranking Road to Tokyo, da World Athletics, para os 35 km. Assim, Viviane está se preparando para disputa das duas provas no Japão. No Mundial de Budapeste, em 2023, a brasileira foi 4ª colocada nos 35 km e 8ª nos 20 km.
No Troféu Brasil, a dobradinha ainda não está confirmada. Vivi e seu técnico, Luís Porto, definiram que vão disputar os 20.000 metros, logo na abertura do primeiro dia de competição (31/7), às 7 horas. A participação nos 35.000 metros, que será no domingo (3/08), depende de uma avaliação.
"Apesar de gostar muito das provas longas, ainda não sabemos se farei os 35.000 metros. O foco está nos 20.000 metros. Já no Mundial devo fazer as duas, com os 35 km sendo primeiro desta vez", comenta Viviane - a prova mais longa será na abertura do Mundial, dia 13 de setembro, e os 20 km, no penúltimo dia, 20 de setembro. "Essa é uma grande novidade e um novo desafio. Estou bem empolgada, pois o objetivo é obter ótimos resultados."
Viviane começou a temporada competitiva em março, com a conquista de seu 7º título da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, em circuito montado na Universidade de São Paulo – venceu a prova dos 20 km. Depois, partiu para a Europa e disputou os 35 km do Challenger de Dudince, na Eslováquia, onde conquistou a 5º posição.
Vivi ainda foi campeã sul-americana dos 20 km em Mar del Plata, em abril, e ganhou a medalha de bronze em Varsóvia (Polônia), em etapa do Circuito Mundial de marcha atlética da World Athletics, em maio. Ainda competiu em La Coruña (Espanha), em junho, para depois fazer novos períodos de treinamento na altitude colombiana.
"O Troféu Brasil é uma boa competição para a gente entender como está a preparação da Viviane, como ela vem reagindo aos treinos", afirma o treinador Luís. "É certo que ela vai fazer os 20.000 metros e vamos esperar como ela vai reagir. Mas queremos muito que ela faça as duas provas. As expectativas são as melhores".
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo