Capa

Cerimônia de abertura do Troféu Brasil tem homenagem a Aída dos Santos

31.07.2025  |    141 visualizações

A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.

Homenagem a Aída dos Santos, de 88 anos, por medalhistas olímpicos e em mundiais marcou a cerimônia de abertura da 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, nesta quinta-feira, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Também Wanda dos Santos foi lembrada em homenagem póstuma.

O Troféu Brasil vai até domingo (3/8) com duas etapas diárias – a entrada é gratuita, e as provas estão sendo transmitidas pela TV Atletismo Brasil e pelo Canal Olímpico, no YouTube. É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.

Aída dos Santos foi a única mulher do brasil nos Jogos de Tóquio-1964. Foi finalista olímpica, com a quarta colocação no salto em altura. Competiu sem o apoio de um treinador, com sapatilha de velocista e uniforme usado. Mas obteve o melhor resultado de uma mulher na história olímpica brasileira. Foi a única brasileira finalista olímpica por 32 anos. 

Foi a única mulher finalista olímpica do atletismo por 44 anos até o ouro de Maurren Maggi nos Jogos de Pequim-2008, no salto em distância. A campeã olímpica Maurren participou da homenagem ao lado de Aída dos Santos, assim como Valeskinha, filha de Aída e campeã olímpica com o vôlei.

Wanda dos Santos, maior medalhista da história do Troféu Brasil, que morreu no dia 30 de junho, aos 93 anos, foi homenageada com um vídeo no telão. 

Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, e David Cotta, superintendente executivo Caixa/Loterias Caixa falaram da importância da parceria de mais duas décadas entre o banco e o Atletismo Brasil. Também o presidente da Sul-Americana Hélio Gesta de Mello participou da cerimônia de abertura.

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS DO TROFÉU BRASIL

CONFIRA O PROGRAMA HORÁRIO DO TROFÉU BRASIL

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )

31.07.2025

Velocista do Sesi-SP correu duas vezes abaixo dos 10 segundos no Troféu Brasil - no feminino, Ana Azevedo (Pinheiros-SP) venceu com recorde pessoal; a competição vai até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

30.07.2025

Já qualificados para o Mundial do Japão, em setembro, os marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra, além da saltadora Juliana Campos, são destaques da abertura da 44ª edição do campeonato, que será disputado de quinta a domingo (31/7 a 3/8) no Centro Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita

29.07.2025

A velocista Rosângela Santos, a brasileira mais rápida do atletismo, se despede das pistas; 25 ídolos, uma legião de famosos, estarão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, de quinta-feira a domingo (31/7 a 3/8)