O Atletismo Brasil fechou o segundo dia de competições dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, Paraguai, nesta terça-feira (19/8), com 3 medalhas (1 ouro, 1 de prata e 1 de bronze), numa jornada atrapalhada pela chuva que caiu na pista do Comitê Olímpico do Paraguai. Após dois dias de competições, o Atletismo Brasil soma seis medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze). O programa de competições da modalidade segue até sexta-feira (22/8).
O título pan-americano sub-23 veio com o Sabrina Gabrieli Pena (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), que conquistou a medalha de ouro nos 800 m, com recorde do campeonato (2:05.87).
"Concentrei muito na estratégia de prova. Meu treinador falou para eu me divertir correndo, ser feliz correndo, porque quando é uma obrigação, não vai fluir. Então é fazer uma saída bem forte e ser confiante até o final. Costumo correr assim, com uma saída mais forte e tentando liderar", comentou Sabrina, atleta de 19 anos, do Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG, que treina com Anderson da Silva Carmo.
A canadense Avery Pearson ficou com a medalha de prata (2:06.09) e a venezuelana Maria Rojas com a de bronze (2:06.10). "Dá um leve desespero ter uma pressão atrás o tempo todo. No final vi até a sombra da minha adversária, mas entreguei tudo que eu tinha", completou Sabrina.
O Atletismo Brasil ganhou mais duas medalhas na jornada desta terça-feira, ambas no arremesso do peso: a prata com Vinícius Darolt Avancini (Assoc. do Clube de Atletismo de Rio do Sul-SC), com 18,31 m, e o bronze com Alessandro Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), com 17,97 m. O argentino Juan Manuel Arrieguez comemorou a medalha de ouro (18,39 m).
Também foram realizadas as cerimônias de premiação do lançamento do disco - Maria Eduarda de Matos foi buscar sua medalha de bronze (53,21 m) - e do revezamento 4x400 m misto - Jadson de Lima, Bianca de Almeida, Elias dos Santos e Júlia Ribeiro levaram o ouro (3:19.98). Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, participou da premiação.
As medalhas do Atletismo Brasil
Ouro
Revezamento 4x400 m misto (Jadson de Lima, Bianca de Almeida, Elias dos Santos e Júlia Ribeiro) - 3:19.98
800 m - Sabrina Gabrieli Pena (2:05.87) *
Prata
Arremesso do peso - Vinícius Avancini - 18,31 m
Bronze
Lançamento do dardo - Thiago Borges Santos Lacerda - 69,77 m
Lançamento do disco - Maria Eduarda de Matos - 53,21 m
Arremesso do peso - Alessandro Borges Soares - 17,97 m
* Recorde do Campeonato
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Ana Luiza Ferraz, no heptatlo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreira, levaram prata; o Atletismo Brasil soma 11 medalhas na competição (2 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze)
O brasileiro, que lançou o dardo a 91 metros no Troféu Brasil compete domingo, dia 24, em Bragança Paulista, antes de embarcar para Singapura, onde fará sua preparação final para a competição mais importante do ano; dia 10 de setembro segue para Tóquio (JAP) e a disputa do Mundial de Atletismo
As conquistas das medalhas de prata, com Vinícius Avancini, e de bronze, com Alessandro Soares, foram emocionantes para o Brasil - com gritos nos arremessos, choro a caminho do pódio e comemoração
O atleta que correu 9.93 no Troféu Brasil e é o atleta mais veloz do Brasil e da América do Sul será uma das atrações da competição, em Bragança Paulista, que soma pontos para o Ranking Mundial e vale índices para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro