Capa

Hakelly e Michael são os atletas mais velozes do Brasileiro Sub-20

05.09.2025  |    157 visualizações

A carioca de Macaé, de 16 anos, confirmou o favoritismo e o amazonense, de 18 anos, que está treinando em Mato Grosso, surpreendeu a todos com sua vitória nos 100 m; o campeonato que prossegue até domingo (7/9), no Recife, Pernambuco, tem transmissão da TV Atletismo Brasil

Hakelly de Souza Maximiano da Silva (AECD-Macaé-RJ) confirmou o seu favoritismo para vencer os 100 metros rasos, com 11.82 (-0.2 m/s), e Michael Cruz Araújo (ASA Sorriso-MT) surpreendeu com a vitória na prova mais rápida do atletismo, com 10.42 (1.7) nesta sexta-feira (5/9), no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, no Recife, Pernambuco.

O Brasileiro prossegue até domingo (5/9) no Centro de Esporte Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, Pista de Atletismo Professor Warlindo Carneiro (Rua Almirante Nelson Fernandes, s/n - Boa Viagem, Recife). A entrada é gratuita e a TV Atletismo Brasil mostra as disputas ao vivo.

"Sim, sim, é meu primeiro título. Já disputei o Brasileiro Sub-18, fui para a final, mas não estava bem preparado. E aqui estou vencendo, sou o campeão brasileiro sub-20. Eu treinei com a expectativa de ter resultados e a vitória veio como consequência", disse o amazonense de 18 anos que esta treinando no Associação Sorrisense de Atletismo, da cidade de Sorriso, em Mato Grosso, há cerca de dois meses. "Desde pequeno eu sempre gostei de correr. Meu pai sempre falava que eu ia ser velocista. E hoje eu estou aqui sendo campeão brasileiro", contou Michael.

"Ele estava em Rondônia quando conversei com o pai dele e combinamos dele vir treinar em Sorriso", contou o treinador Marcos Flademir Vieira, o Lobinho, que estava extremamente emocionado. Comentou que Michael, que estava morando numa pensão, chegou a dizer que não iria embora para casa, apesar de saudades, para casa porque ia se qualificar para o Campeonato Sul-Americano de Lima, no Peru, de 31 de outubro a 2 de novembro.

"Desde pequeno eu sempre gostei de correr. Meu pai sempre falava que eu ia ser velocista. E hoje eu estou aqui sendo campeão brasileiro", contou Michael, que fez sua melhor marca pessoal nos 100 m na semifinal e na final.

João Vitor Santini Santana (EC Pinheiros-SP) conquistou a medalha de prata (10.59) e Wesley Henrique Dionísio da Silva (AD Centro Olímpico-SP) a de bronze (10.60).

"Usei o Brasileiro Sub-20 como treinamento para o que ainda virá pela frente", afirmou Hakelly. "O ano ainda não acabou e temos o Sul-Americano e o Pan Sub-20. Queria treinar, melhorar minha largada - não larguei muito bem na semifinal. Então, é buscar melhorar cada vez mais", disse Hakelly, de 16 anos, que foi bicampeã brasileira sub-20.

Hakelly é da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade de Macaé (RJ), e treina com o professor Hiller Franco, que desenvolve projeto sócio-educacional, uma parceria do CIEP 455 Maringá, das Secretarias de Educação e Esportes da Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Etesco, uma empresa offshore da área do Petróleo.

Victoria Campos de Almeida (ECPG-SP) ficou com a medalha de prata (12.17) e Isabely Martins de Souza Amorim (CAES-ES) com a de bronze (12.21).

TODOS OS RESULTADOS

O Brasileiro Interclubes Sub-20 tem organização da CBAt e será realizado em parceria com o Governo de Pernambuco e o apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). 

O Brasileiro Sub-20 tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

Informações sobre a competição podem ser encontradas no site www.cbat.org.br.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
05.09.2025

Cael ganhou a prova com 8:32.77 para ficar com seu primeiro título nacional e comemorou muito a superação após volta de lesão; no feminino, a vitória, foi de Nicole

05.09.2025

A competição, realizada no Recife, Pernambuco, sofreu com a chuva intermitente, mas os atletas do martelo comemoraram as suas performances

05.09.2025

Mateus Pereira dos Santos, de 15 anos, ganhou o seu primeiro título brasileiro e disse que se sente estimulado por fatores como a medalha olímpica de Caio Bonfim e Brasília, Distrito Federal, ser a sede do Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026

04.09.2025

O salto triplo terá a presença do pódio do Brasileiro Sub-18 - Alexander Santa Cruz, Felipe Izidoro e Davi Lima - na pista de atletismo do Santos Dumont, em Boa Viagem, de sexta-feira a domingo (5 a 7/9), com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil