A COB Expo, feira de todos os esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu por cinco dias (24 a 28/9) 46 confederações e 130 expositores que proporcionaram muitas atrações em espaço de 16 mil metros quadrados do Centro Pro Magno em São Paulo. A feira foi visitada por 90 mil pessoas, 20 mil crianças. O estande do Atletismo Brasil, que recebeu atletas e ídolos da modalidade - inclusive o campeão mundial e medalhista olímpico Caio Bonfim, da marcha atlética - foi um sucesso.
Filas se formaram para fotos e autógrafos com atletas famosos, para responder o quiz sobre atletismo que valia brindes e admirar as imagens do último Mundial de Tóquio exibidas nos dois telões de LED que foram atração no estande.
A terceira edição da COB Expo teve recorde de público em 2025 - 90.000, 25% a mais que 2024 - , aproximou gerações, promoveu experiências inéditas para os espectadores - como o simulador do lançamento do dardo montado pelo Atletismo Brasil - e se consolidou como um espaço de oportunidades e negócios aos profissionais do setor.
Dentre os atletas que atenderam e interagiram com o público na feira estavam Caio Bonfim, medalhista olímpico e campeão mundial, Luiz Maurício da Silva, recordista sul-americano no lançamento do dardo e Darlan Romani, campeão mundial. E os ídolos Fabiana Murer, campeão mundial do salto com vara, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, bicampeão mundial indoor do salto em distância, Keila Costa, medalhista mundial do salto triplo, Claudinei Quirino e representantes do revezamento 4x100 m medalhista olímpico em Sydney 2000.
Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) participou como palestrante em cinco painéis (com temas como desporto militar, corrida de rua, comissão de atletas e Mundial de Marcha Atlética). E falou individualmente com visitantes crianças, jovens e adultos no estande principal e na ativação com o simulador do lançamento do dardo.
"A CBAt foi uma das confederações que mais aproveitou o espaço, para a fixação da marca Atletismo Brasil e para dialogar com o público. Nossos atletas, medalhistas mundiais e olímpicos, conversaram com crianças, jovens e adultos - eu cheguei no estande da CBAt e encontrei uma medalhista mundial atrás do balcão, 'atendendo' as pessoas", comentou Wlamir. "Foi super importante para a fixação da marca e o networking, mostrando aos nossos patrocinadores e apoiadores o quanto a nossa presença foi interativa", acrescentou.
Wlamir destacou o oferecimento ao público do quiz de perguntas sobre atletismo, com brindes, e dos dois telões de LED passando as imagens do Mundial, levando as emoções do atletismo do Brasil. "Muito positivo, com muita procura, interação, integração e, enfim, acho que as expectativas foram superadas em todos os sentidos. Fixação de marca, conhecimento, ampliação da base de fãs e retorno para os nossos patrocinadores", completou.
COB Expo 2025 em números
Visitantes - 90 mil
Crianças - 20 mil
Estande da CBAt - 3.856 atendimentos individuais (1.972 no simulador de lançamento do dardo e 1.884 no quiz)
Expositores - 130
Confederações - 46
Apoiadores e instituições parceiras - mais de 300
Palestrantes - mais de 200
Cursos presenciais e online - 101
Congressistas - 7.500
Atletas - 8 mil
Arenas esportivas - 26
Campeonatos - 30
Clínicas esportivas - 40
(Fonte: Comitê Olímpico do Brasil)
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição, transferida de sede (seria em Villavicencio), será realizada a partir desta sexta-feira e até domingo (3 a 5/10), com a presença da seleção brasileira da categoria que terá 13 atletas, incluindo os destaques do último Brasileiro Alessandro Borges Soares e Maria Eduarda de Oliveira
A competição será realizada no dia 19 de outubro no belíssimo Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, na cidade mineira de Poços de Caldas; organizadores e delegações se hospedam no Nacional Inn da cidade mineira com tarifas exclusivas para os atletas
Realizado em Canfranc, nos Pirineus, na segunda maior cordilheira da Europa, fronteira entre França e Espanha, o evento reuniu 24 atletas e 4 treinadores brasileiros no time que obteve o 22º melhor resultados do mundo dentre 49 equipes e o 3º da América do Sul; competiram 1.600 atletas de 73 países
Revezamento brasileiro fez história e só perdeu dos Estados Unidos na final; seus componentes falam sobre o momento mágico da conquista de uma medalha olímpica em 2.000, no que seriam os primeiros Jogos 'verde' e na virada do milênio