Bragança Paulista - O atletismo foi um dos destaques da cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, realizada na noite desta terça-feira (7/12), no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE). Foi a primeira vez que a festa promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) teve como palco uma cidade importante do Nordeste.
O recordista sul-americano dos 400 m com barreiras, Alison dos Santos, ganhador da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ganhou o prêmio de destaque no atletismo de 2021. Recebeu o prêmio, com o uniforme da Marinha, das mãos da medalhista Yane Marques, presidente da Comissão de Atletas do COB.
Orientado pelo treinador Felipe de Siqueira, Alison quebrou seis vezes o recorde sul-americano dos 400 m com barreiras em 2021, correu oito vezes a prova abaixo dos 48 segundos – fato inédito no atletismo brasileiro – e obteve a terceira melhor marca da história no Ranking da World Athletics ao conquistar o bronze em Tóquio, com 46.73.
Na sua 22ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico homenageou também quatro ídolos do esporte que entraram para o Hall da Fama do COB: Magic Paula (basquete), Sebastián Cuattrin (canoagem velocidade), que deixaram os moldes de suas mãos em gesso, e os já falecidos Adhemar Ferreira da Silva (atletismo) e Tetsuo Okamoto (natação). Adhemar foi representado por sua filha Adyel Silva.
Adyel também foi a responsável pela entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo. Janeth dos Santos Arcain, ex-jogadora de basquete, que conquistou duas medalhas olímpicas - prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000 – e o título do Mundial da Austrália-1994 foi a vencedora de 2021.
Os melhores – A atacante Fernanda Garay, da seleção brasileira de vôlei, prata em Tóquio, foi eleita a Atleta da Galera pela votação popular.
Os melhores atletas do ano foram Rebeca Andrade, da ginástica artística, no feminino, e Izaquias Queiroz, da canoagem de velocidade, no masculino. A festa terminou com a participação de todos os medalhistas olímpicos de Tóquio no palco.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Marchadora já tem o índice para a competição no Japão, de 13 a 21 de setembro nos 20 km marcha atlética e está muito bem posicionada no RanKing dos 35 km; Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo