Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) esteve representada na cerimônia de lançamento do Plano Nacional do Desporto (PND), nesta quarta-feira (23/2), no Palácio do Planalto, em Brasília, Distrito Federal. O documento foi assinado e encaminhado ao Congresso Nacional.
A cerimônia contou com a presença da campeã olímpica Maurren Maggi e do medalhista olímpico André Domingos que foram convidados a assinar o documento juntamente com o presidente da República Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania João Roma e o secretario Especial do Esporte Marcelo Magalhães. Um ato simbólico, mas muito representativo para o atletismo brasileiro.
O plano é uma diretriz para organizar municípios, estados e governo definindo suas responsabilidades nos aspectos esportivo educacional, esporte para todos, esporte competitivo e de alta performance, com metas e objetivos a serem cumpridos.
O PND está previsto no artigo 5º da Lei Pelé, de 1998, e agora foi encaminhado e será submetido ao Congresso Nacional. "O objetivo é dar bases mais sólidas de políticas públicas para o esporte. Isso é um 'marco regulatório do esporte' extremamente importante. Não é permanente - o próprio texto prevê que será revisado a cada dez anos. É algo a se comemorar", disse o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos, que está em Brasília para cumprir agenda da entidade.
Também esteve na cerimônia do PND Ricardo Vidal Oliveira, assessor de Relações Institucionais da CBAt em Brasília.
"Vivenciamos, recentemente, muitas alterações legislativas que impactam nas federações, nas confederações, no esporte e o PND tem bases mais sólidas, uma estrutura mais robusta. É uma ferramenta para o planejamento da gestão do esporte e dos investimentos públicos e para o monitoramento disso na área do esporte", acrescentou Wlamir, que se orgulha por ter trabalhado, inclusive, na elaboração da Lei Pelé no passado - foi citado nominalmente, como amigo, no discurso do ministro João Roma.
O medalhista André Domingos foi convidado a falar em nome dos atletas e elogiou o secretário de Alto Rendimento Marcelo Magalhães - "é o cara!" -, acentuando o empenho feito por ele na materialização do PND. Citou outras ações do governo na área de Esportes como positivas, como o programa Bolsa Atleta, a volta da realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) nas instalações olímpicas do Rio de Janeiro, e "as mais de mil obras esportivas concluídas no ano passado".
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A velocista Rosângela Santos, a brasileira mais rápida do atletismo, se despede das pistas; 25 ídolos, uma legião de famosos, estarão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, de quinta-feira a domingo (31/7 a 3/8)
Temas relacionados com carreiras e desafios, o acesso a cargos de liderança e como o esporte pode ser ferramenta de transformação social para meninas e jovens estarão nas conversas com dirigente, treinadora, ídolo e gestora nesta quinta-feira (30/7), no CTPB e no YouTube da CBAt
Os atletas também foram os campeões pan-americanos dos 42,195 km, prova realizada simultaneamente, ela com a marca de 2:40:56 e ele com o tempo de 2:15:58; a corrida reuniu mais de 24 mil atletas pelas ruas de São Paulo neste domingo (27/7)
A delegação, formada por dez atletas, fechou sua participação em Bochum com o bronze de João Pedro no salto triplo e a presença em duas finais, também nos saltos horizontais; a olimpíada universitária fechou neste domingo (27/7) e reuniu 8.500 atletas, de 150 países em 18 modalidades