Capa

Treinadores criam ATA Brasil para fortalecer a classe

14.04.2023  |    278 visualizações

A Associação de Treinadores de Atletismo do Brasil teve o seu estatuto aprovado e a eleição da primeira diretoria realizada em assembleia híbrida, presencial e on-line, em Cascavel (PR), durante o Brasileiro Sub-20; Evandro de Lázari é o presidente da entidade

Bragança Paulista - A ATA Brasil - Associação de Treinadores de Atletismo do Brasil - está em fase de registro e obtenção do CNPJ após a assembleia de criação da entidade realizada durante o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, em Cascavel, Paraná (8/4). O treinador Evandro Lazari, eleito o primeiro presidente da ATA Brasil disse nesta sexta-feira (14/4) que o objetivo da entidade é fortalecer e capacitar os treinadores brasileiros, bem como melhorar a comunicação da categoria com as entidades dirigentes do atletismo nacional.

Nos dias 27, 28 e 29 de março, a Comissão Pró-Fundação publicou no Diário Oficial edital de convocação da assembleia que foi realizada de forma híbrida, presencial e on-line, em Cascavel, com a presença de 40 treinadores, para a apresentação e aprovação do estatuto que regulamentará a ATA Brasil e a eleição da diretoria. 

O presidente é Evandro Lazari, a vice-presidente é Sônia Ficagna e a diretoria é formada por Rodrigo Weber (tesoureiro), Marcelo Freitas (secretário), Wilson Darleans dos Santos Cunha (diretor geral) e Vânia Valentino Silva (diretora esportiva). O Conselho Fiscal é composto por Sonia Soledade, Roberto Bortolotto e Pedro de Almeida Pereira. O Conselho de Ética tem Carlos Barbosa, Gianetti Bonfim e Marco de Lázari.

"Os treinadores já falavam há algum tempo da falta de representatividade, de não terem uma união. Em fevereiro, o professor Carlos Alberto Cavalheiro - que é membro da Associação Sul-Americana de Treinadores e tem contatos com as associações mundiais e da Europa - teve a iniciativa de provocar a demanda de termos também uma organização no Brasil", contou Evandro, treinador da prova dos 400 m, medalhista de prata no Mundial de Revezamentos com o 4x400 m do Brasil, em Chorzow, na Polônia, em 2021.

"O Cavalheiro chamou vários treinadores, tivemos uma reunião e marcamos uma assembleia de fundação para o Campeonato Brasileiro Sub-20 de Cascavel, mas de forma híbrida para que todos pudesses participar", acrescentou Evandro.

"Nossa intenção é fortalecer a categoria, ter unidade, mais contato e um ajudando o outro, fazer mais capacitações, palestras e cursos. Também queremos fortalecer as associações estaduais para que todos, mesmo os que estão no interior do Brasil, tenham acesso a cursos, conhecimento e possam trocar informações. Fortalecer, capacitar e melhorar o diálogo entre os treinadores e as federações e confederação é o que queremos", ressaltou Evandro. "Nossa ideia é ser o mais amplo possível, abrangendo treinador de alto nível, da iniciação, da base, do atletismo escolar, paralímpico, os recém-formados, todos que atuem na área", acrescentou.

O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, disse, em Cascavel, "que a associação é de fundamental importância e tem o total apoio da entidade dirigente do ateltismo nacional".

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
27.07.2025

Os atletas também foram os campeões pan-americanos dos 42,195 km, prova realizada simultaneamente, ela com a marca de 2:40:56 e ele com o tempo de 2:11:47; a corrida reuniu mais de 24 mil atletas pelas ruas de São Paulo

26.07.2025

A delegação, formada por dez atletas, fechou sua participação em Bochum com o bronze de João Pedro no salto triplo e a presença em duas finais, também nos saltos horizontais; a olimpíada universitária fechou neste domingo (27/7) e reuniu 8.500 atletas, de 150 países em 18 modalidades

24.07.2025

A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

23.07.2025

Marchadora já tem o índice para a competição no Japão, de 13 a 21 de setembro nos 20 km marcha atlética e está muito bem posicionada no RanKing dos 35 km; Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita