Bragança Paulista - A proposta é buscar oportunidades para que o revezamento 4x100 m do Brasil se qualifique para o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, e se prepare para defender o título de campeão dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile. Um trabalho, iniciado na segunda-feira (1/5), em Bragança Paulista, terá continuidade e seu primeiro teste nos dois meetings de atletismo que serão disputados, em sequência, no Brasil.
O revezamento 4x100 m feminino fecha o programa de provas das competições. No domingo (7/5), será realizado o Torneio Internacional Loterias Caixa - GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista - o revezamento está marcado para às 15:30, na pista do estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo.
Na quarta-feira, dia 10, a equipe do Brasil corre o 4x100 m, às 16 horas, no Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa de Atletismo, meeting do World Athletics Continental Tour – Bronze, no Centro Olímpico, na Vila Clementino, em São Paulo.
Participam do Camping de Revezamento, desde segunda-feira, em Bragança Paulista, as atletas Vitória Rosa, Rosângela Santos, Lorraine Barbosa Martins, Ana Carolina Azevedo e Gabriela Mourão e os treinadores Victor Fernandes e Renan Valdiero. As velocistas vão disputar os 100 m e/ou os 200 m em provas individuais e depois se juntam para correr o revezamento. Vão medir forças com as equipes da Colômbia, Chile e Equador, as que confirmaram participação nos meetings.
"A CBAt juntou as meninas para um treinamento e competição, para a gente buscar oportunidades de colocação e vaga para o Mundial e também como preparação para os Jogos Pan-Americanos. Afinal, o Brasil é o atual campeão pan-americano no revezamento 4x100 m feminino", reforçou Victor Fernandes. O Mundial de Budapeste será de 19 a 27 de agosto e o atletismo no Pan-Americano, de 29 de outubro a 4 de novembro.
Pelos critérios fixados pela World Athletics disputarão o Mundial 16 equipes e o Brasil busca se qualificar bem no Ranking. O período de qualificação vai até 30 de julho de 2023.
Três competições em sequência - O Troféu Adhemar Ferreira da Silva será na sexta e sábado (5 e 6/5), juntando atletas profissionais e universitários sob a hashtag #somosatletismo, em Bragança Paulista.
No domingo (7/5), será disputado o Torneio Internacional Loterias Caixa - GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, também em Bragança Paulista, com a participação de brasileiros convidados pelo Ranking e de atletas da América do Sul. O salto em altura, às 10 horas, e o salto triplo, às 10:05, ambos feminino, são as provas que abrem o programa horário de domingo. O revezamento 4x100 m feminino fecha a competição às 15:30.
A entrada será gratuita para o público nos dois eventos. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento em Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança. No estádio, o público terá acesso a praça de alimentação.
Todos podem ver também pela TV Atletismo Brasil ao vivo, acompanhar as notícias pelo site (www.cbat.org.br) e mais detalhes sobre as provas e os atletas pelas redes sociais da CBAt.
O Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa de Atletismo, meeting do World Athletics Continental Tour – Bronze, será no dia 10 de maio, quarta-feira, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, em São Paulo.
Mais informações sobre as competições como Programas Horários, regulamentos, atletas inscritos estão nos hotsites que podem ser acessados pela home do site da CBAt. Também os resultados estarão disponíveis logo após cada prova:
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369
Os atletas também foram os campeões pan-americanos dos 42,195 km, prova realizada simultaneamente, ela com a marca de 2:40:56 e ele com o tempo de 2:15:58; a corrida reuniu mais de 24 mil atletas pelas ruas de São Paulo neste domingo (27/7)
A delegação, formada por dez atletas, fechou sua participação em Bochum com o bronze de João Pedro no salto triplo e a presença em duas finais, também nos saltos horizontais; a olimpíada universitária fechou neste domingo (27/7) e reuniu 8.500 atletas, de 150 países em 18 modalidades
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Marchadora já tem o índice para a competição no Japão, de 13 a 21 de setembro nos 20 km marcha atlética e está muito bem posicionada no RanKing dos 35 km; Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita