Capa

De olho no Pan-Americano, Dudu disputa o Brasileiro Sub-23

12.09.2023  |    231 visualizações

Atleta mineiro de 22 anos, tricampeão do Troféu Brasil, defenderá em Bragança Paulista, na competição que será realizada de sexta-feira a domingo (15 a 17/9), o título de campeão do evento nos 800 m; líder do Ranking Brasileiro e Sul-Americano, correrá em casa em Bragança Paulista

Bragança Paulista – Tricampeão dos 800 m do Troféu Brasil e integrante da seleção que participou do Mundial de Budapeste de Atletismo, na Hungria, em agosto, Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu (Pinheiros-SP), é uma das atrações do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23, que será disputado de sexta-feira a domingo (15 a 17/9), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O foco principal do mineiro, nascido em Lavras, de 22 anos, é agora a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro. Isso não impede, porém, o seu objetivo de defender o título de campeão do Brasileiro Sub-23, obtido no ano passado, na pista da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

“Depois de ter corrido o Mundial, fiquei parado uma semana, descansando. Voltei aos treinos visando o Pan. Estou bem para competir, ainda mais em casa”, lembrou o atleta, que mora há três anos em Bragança Paulista e treina no Centro Nacional. “Estou no último ano da categoria Sub-23 e gostaria muito de defender meu título”, disse o corredor, que se inspira no campeão olímpico Joaquim Cruz.

Antes dos Jogos Pan-Americanos, Dudu deve fazer um estágio de treinamento em altitude, em Paipa, na Colômbia. “Será meu primeiro Pan-Americano adulto e a meta é conquistar uma medalha para o Brasil”, disse o corredor, que lidera o Ranking Brasileiro e Sul-Americano dos 800 m, com a marca de 1:45.10, obtida no dia 7 de maio, em Bragança Paulista.

Dudu, que foi descoberto pelo professor Fernando Roberto de Oliveira em uma visita em escolas públicas de Lavras (MG), é também o campeão do Sul-Americano Adulto e Sub-23.

Clodoaldo Lopes do Carmo, que treina Dudu desde a morte de Fernando de Oliveira, está otimista com a participação de seu atleta em Santiago. “A gente imagina que o Dudu está qualificado para os Jogos Pan-Americanos. Por isso, soltamos o treino após o Mundial”, disse o atleta olímpico em Barcelona-1992 e Atlanta-1996. “Por ser campeão sul-americano e estar bem no Ranking, o objetivo passou a ser o Pan.”

O Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 recebeu a inscrição de 863 atletas, representando 128 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal. Mais informações acesse o minisite da competição na home de www.cbat.org.br

CLIQUE AQUI

INGRESSO SOLIDÁRIO - Em mais uma ação social do atletismo, o ingresso para o Brasileiro Sub-23 é solidário - um quilo de alimento não perecível - e a CBAt pede que não só o público, mas todos os participantes - atletas, árbitros, treinadores, dirigentes, integrantes de comissões multidisciplinares e do staff da competição - façam as suas doações. O arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança Paulista.

O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), no Bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )

31.07.2025

A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.

31.07.2025

Velocista do Sesi-SP correu duas vezes abaixo dos 10 segundos no Troféu Brasil - no feminino, Ana Azevedo (Pinheiros-SP) venceu com recorde pessoal; a competição vai até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

30.07.2025

Já qualificados para o Mundial do Japão, em setembro, os marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra, além da saltadora Juliana Campos, são destaques da abertura da 44ª edição do campeonato, que será disputado de quinta a domingo (31/7 a 3/8) no Centro Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita