Capa

Cinco atletas que participaram do Mundial de Budapeste competem em Bragança

14.09.2023  |    234 visualizações

Gabriela Muniz, Lissandra Campos, Maria Lucineida Moreira, Lucas Rodrigues e Eduardo Ribeiro, o Dudu, estão entre as atrações do Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, que será disputado de sexta-feira a domingo, com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil

Bragança Paulista – O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23, que será disputado desta sexta-feira a domingo (15 a 17/9), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), terá a participação de cinco atletas que representaram o País no Mundial Adulto de Budapeste, na Hungria, em agosto. A competição será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 8 horas, com as séries de 100 m do decatlo.

Na lista de inscritos, estão Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), nos 20 km marcha atlética; Lissandra Maysa Campos (IVL-MT), no salto em distância; Maria Lucineida Moreira (Pinheiros-SP), nos 10.000 m, Eduardo Moreira Ribeiro (Pinheiros-SP), nos 800 m; e Lucas Rodrigues da Silva (Equipe Medex-RJ), nos 200 m.

“A participação da Lissandra no Mundial foi muito importante para ela. Ela voltou da Hungria muito mais motivada, pois viu que as meninas que saltam longe são atletas normais, como ela”, comentou a treinadora Maria Aparecida Souza de Lima, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996. “Ela viu que não existe nenhuma máquina no meio do esporte e saltar longe depende do foco de cada um”, completou.

O Mundial também serviu de ânimo para Eduardo Ribeiro, o Dudu, que não conseguiu repetir seus melhores resultados em Budapeste, mas definiu um novo foco. “Quero muito dar uma medalha para o Brasil nos 800 m nos Jogos Pan-Americanos de Santiago”, disse o corredor, referindo-se a competição que será disputada de 29 de outubro a 5 de novembro, no Chile. “Estou no meu último Sub-23 e quero muito defender meu título do ano passado.”

O primeiro dia de competição tem 10 finais previstas, sendo duas para o período da manhã (3.000 m com obstáculos masculino e feminino) e oito à tarde (martelo, 100 m e 10.000 m no masculino e feminino), além do revezamento 4x400 m misto e do peso feminino. A competição será aberta às 8 horas desta sexta-feira, com a disputa das séries dos 100 m do decatlo, e termina às 17:25 de domingo (17/9), com a final por tempo do revezamento masculino 4x400 m.

Assim como ocorre em todas as edições, o Brasileiro Sub-23 movimentará muito o atletismo nacional. A CBAt recebeu a inscrição de 872 atletas (317 mulheres e 555 homens), representando 135 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal.

No ano passado, o Brasileiro Sub-23 foi realizado no Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O SESI-SP somou 166 pontos para ser o campeão geral da competição - também venceu na categoria masculina, com 111 pontos. O vice-campeão masculino foi Barra do Garças, de Mato Grosso, com 70 pontos, e o terceiro colocado o AERO-RN, com 60 pontos. A FECAM/ASSERCAM, do Paraná, foi a campeã no feminino, seguida pela Projeto Atletismo Campeão, de Pernambuco, com 63, e da ADC São Bernardo (SP), também com 63.

Mais informações acesse o minisite da competição na home de www.cbat.org.br

CLIQUE AQUI

INGRESSO SOLIDÁRIO E BRINDE- Em mais uma ação social do atletismo, o ingresso é solidário será um quilo de alimento não perecível. A CBAt pede que além do público todos os participantes - atletas, árbitros, treinadores, dirigentes, integrantes de comissões multidisciplinares e do staff da competição - façam as suas doações. O arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança Paulista e quem doar ganhará um brinde (um por pessoa).

O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), no Bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )

31.07.2025

A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.

31.07.2025

Velocista do Sesi-SP correu duas vezes abaixo dos 10 segundos no Troféu Brasil - no feminino, Ana Azevedo (Pinheiros-SP) venceu com recorde pessoal; a competição vai até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

30.07.2025

Já qualificados para o Mundial do Japão, em setembro, os marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra, além da saltadora Juliana Campos, são destaques da abertura da 44ª edição do campeonato, que será disputado de quinta a domingo (31/7 a 3/8) no Centro Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita