Bragança Paulista - Os atletas mais velozes do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 foram Suellen Vitória Silva de Sant Anna (Associação Fortes e Velozes-RJ) e Hygor Gabriel Bezerra Borges Soares (Projeto Atletismo Campeão-PE), campeões dos 100 m na tarde desta sexta-feira (15/9), em Bragança Paulista. O campeonato prossegue neste sábado e domingo (16 e 17/9) na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA). A TV Atletismo Brasil transmite ao vivo, pelo canal da CBAt no YouTube.
Suellen venceu a prova mais rápida da competição em 11.49 (1.5 m/s). A medalha de prata ficou com Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), em 12.57, e a de bronze com Vida Aurora Evaristo Caetano (ADELPOL-DF), em 11.58.
"Ainda tenho muita coisa para melhorar na técnica da corrida, mas de 2022 para cá já melhorei muito", disse Suellen, de 19 anos, que fez a sua melhor marca pessoal nos 100 m. Em 2022 ela venceu os 200 m no Brasileiro Sub-23. Começou no atletismo aos 12 anos no projeto Futuro Olímpico do Rio de Janeiro quando um tio, Carlos, que jogava basquete, sugeriu que fosse praticar atletismo.
Hygor Gabriel Soares correu os 100 m em 10.22 (1.5 m/s). Thiago Henrique Fonseca Santos (Veteranos/BA) foi o vice-campeão com 10.39 e Lucas Rodrigues da Silva (Equipe Medex-RJ) o terceiro colocado com 10.43. Hygor tinha um título de campeão brasileiro sub-18 no salto em distância e agora venceu na pista. "Foi muito bom, mas ainda tem erros e dá para melhorar o começo da corrida", disse Hygor dedicando a vitória a mãe Michele Bezerra, que vive em Natal (RN) e faz aniversário neste dia 15 de setembro.
Hygor, de 21 anos, começou no futsal na Escola Santos Reis de Natal com o professora Gilda que botou ele para competir um interclasses no atletismo. É fã da Asafa Powell.
Treinos com Montanha - Bryan Higor de Barrios (AETA - Atletismo Taubaté-SP) ficou com a medalha de ouro no lançamento do martelo (58,05 m). Henrique dos Santos Guise (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) ficou com a medalha de prata (55,65 m) e Heber de Lima Santos (IPEC Londrina FEL-PR) com a de bronze (55.23).
Bryan está em Bragança Paulista em treinamento com Wagner Domingos, o Montanha, que foi atleta olímpico da prova. "Conheci o Montanha em São Paulo, perguntei se podia treinar com ele e fiquei aqui em Bragança. Tem me dado dicas ótimas e faz diferença", disse Bryan, que treina com Ana Paula Campos, em Taubaté. "Agradeço muito a ela." Montanha disse que Bryan pega rápido, precisa de tempo ainda, mas sai contente com o resultado do Sub-23. "O melhor dele é 58,66 m, do Troféu Brasil, e hoje fez 58,05 m, uma constância nas marcas", avaliou Montanha.
Mais informações acesse o minisite da competição na home de www.cbat.org.br.
INGRESSO SOLIDÁRIO E BRINDE- Em mais uma ação social do atletismo, o ingresso é solidário e é um quilo de alimento não perecível. A CBAt pede que além do público todos os participantes - atletas, árbitros, treinadores, dirigentes, integrantes de comissões multidisciplinares e do staff da competição - façam as suas doações. O arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança Paulista e quem doar ganhará um brinde (um por pessoa).
O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), no Bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)
A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial
Aos 93 anos, faleceu em São Paulo nesta segunda-feira (30/6) e será velada, das 10 às 14 horas, e cremada na Vila Alpina nesta terça-feira (1/7). Deixa um legado inestimável - atleta olímpica, medalhista em pan-americanos, e recordista de títulos nacionais competiu até os 89 anos