Recife - O Sport Clube Recife compete em casa com uma equipe de 40 atletas no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, que será disputado de sexta-feira a domingo (13 a 15/10), na pista da Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1.235, Cidade Universitária), com entrada gratuita para o público. São 830 atletas inscritos, representantes de 140 clubes de 23 Estados do Brasil e do Distrito Federal. A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) é outra equipe de Pernambuco na disputa - virá do Sertão, em viagem de mais de 700 km, com 23 atletas.
O evento terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Para o diretor de Atletismo e treinador Daniel Gonçalves é importante para Recife receber esta competição "pois possibilita que mais atletas da região possam participar". O treinador apontou como um dos destaques do time o velocista Diego Anderlini Sobral que vai correr os 75 m - líder do Ranking Brasileiro com 8.62 (-1.2 m/s) - e os 250 m - 4º colocado, com 29.27. No feminino, a equipe tem Kaline Joyce da Silva, 2ª no Ranking do lançamento do martelo (41,58 m) e Maria Alice Leite da Silva, 3ª no Ranking dos 1.000 m com obstáculos (3:34.75).
"É de suma importância termos competições nacionais nessa categoria e por ser a primeira válida como categoria da Confederação. Isso faz com que esses futuros atletas comecem a sentir o gostinho de participar de competições mais fortes. Facilitará quando estiverem em categorias superiores, já mais habituados ao ambiente de competição", acrescentou Daniel.
A disputa de Recife terá atletas de todo o Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e quatro equipes de Pernambuco - além de Sport Club Recife competem a Associação Atletas com Futuro, a AAPD - Associação de Apoio às Pessoas com Deficiência e a Associação Petrolinense de Atletismo (APA), que tem a segunda maior equipe do Estado, com 23 atletas inscritos.
Embora esteja no mesmo Estado, Petrolina fica a mais de 700 km do Recife - a equipe viaja nesta quarta-feira (11/10) levando também atletas dos núcleos de Ouricuri, Trindade e Bodocó. "É muito importante ter um Brasileiro dessa categoria, importante a experiência que eles vivenciam", afirmou Domingos Rodrigues, treinador-chefe da delegação da APA.
O time tem como um dos destaques Pietro Pereira Silva, que começou aos 13 anos, tem 15 e lidera o Ranking Brasileiro no lançamento do dardo (59,42 m) e é o segundo colocado no arremesso do peso (15,86 m). Na Gymnasiade Sub-15, o Mundial Escolar realizado no Rio em agosto, ele foi campeão no lançamento do dardo (justamente com a marca de 59,42 m) e bronze no peso (14,37 m).
Pietro é irmão de Henrique Pereira Silva, medalha de bronze no decatlo no Brasileiro Sub-23 de Bragança Paulista (SP), em setembro. Ambos treinam como pai Dejaci Pereira da Costa no N10, o um dos núcleos de Fruticultura Irrigada de Petrolina. Situada no Baixo Médio São Francisco, a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) tem sua economia centrada na fruticultura irrigada.
Uma parte dos atletas da APA Petrolina que competirá em Recife no Brasileiro Sub-16 também já passou pelas duas escolinhas de atletismo de Petrolina, mantidas por projetos da Lei de Incentivo Federal - atualmente com 140 crianças, a partir dos 7 anos, na pista do Sesi, no Centro, e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, no Bairro de Deus.
Mais informações como Programa Horário e lista de participantes podem ser encontradas no hotsite da competição que também trará os resultados de todas as provas: CLIQUE AQUI
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com apoio da Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Esportes, do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, da Universidade Federal de Pernambuco, e da Federação de Atletismo de Pernambuco (FEPA).
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto
A velocista de Macaé melhorou sua marca nos 200 m e avançou a final em segundo lugar na semifinal deste sábado (2/8), atrás de Ana Azevedo que correrá pelo bicampeonato brasileiro
O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )