Capa

Medalhista olímpico e campeão mundial, Alison dos Santos diz que disputará o Troféu Brasil em 2026

02.08.2025  |    237 visualizações

Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto

A transmissão da TV Atletismo Brasil, da 5ª etapa do 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, na manhã deste sábado (2/8), trouxe uma grande notícia para a comunidade atlética: o medalhista olímpico e campeão mundial Alison dos Santos, o Piu, disse que estará no Brasil e disputará o campeonato em 2026.

Piu participou ao vivo e conversou com a equipe de transmissão. "Ano que vem eu estou aí. Estou dando minha palavra agora: em 2026, teremos Alison dos Santos no Troféu Brasil", disse o atleta do Pinheiros-SP, sempre descontraído. Piu mora em Clermont, Flórida, nos Estados Unidos, mas assiste às transmissões do Troféu Brasil pelo YouTube e sempre interage, nas redes sociais, com os colegas que vivem no Brasil. "Eu estou daqui, longe, mas acompanhando, porque é uma nação junta buscando o mesmo resultado."

O atleta dos 400 metros com barreiras disputou duas edições do Troféu Brasil (2018 e 2019, em Bragança Paulista). Recordista brasileiro e sul-americano da prova e com diversos títulos internacionais, nunca ganhou um título brasileiro adulto individual. Ele tem uma prata, de 2019, e dois ouros no revezamento 4x400 metros.

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS DO TROFÉU BRASIL

CONFIRA O PROGRAMA HORÁRIO DO TROFÉU BRASIL

"Eu nunca ganhei (um título) individual, tenho que resolver isso no ano que vem. Com certeza, (o Troféu Brasil) é diferente... estar competindo em frente ao seu público, no seu país, com vários amigos, pessoas que você gosta ali, te acompanhando… o peso é diferente. Eu lembro bem que em 2018 e 2019 eu estava tenso, nervoso – mas é uma sensação muito boa, que eu sinto falta, e ano que vem tenho que viver isso de novo."

Piu, de 25 anos, se prepara para disputar a final da Diamond League, em Zurique, no fim de agosto, e o Mundial do Japão, que será disputado entre os dias 13 e 21 de setembro – ele está qualificado para as provas dos 400 m com barreiras e também para os 400 m rasos. Campeão mundial em Eugene-2022, conquistou duas medalhas olímpicas de bronze – a primeira delas, no Estádio Nacional de Tóquio, em 2021, e a segunda em Paris-2024.

VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS

CONFIRA OS ATLETAS BRASILEIROS QUALIFICADOS PARA O MUNDIAL

"O Mundial é o foco e voltar para Tóquio é maravilhoso. A sensação e a ansiedade de poder pisar naquele estádio de novo, onde eu conquistei minha primeira medalha olímpica, é maravilhosa. Estamos nos preparando muito bem, porque a gente sabe que esse ano é importante. A rapaziada está correndo rápido, e a gente quer correr mais rápido ainda. Estou treinando muito para fazer um bom resultado."

Piu é o vice-líder do ranking mundial em 2025, com a marca de 46.65, conquistada em 5 de julho, na etapa de Eugene da Diamond League. O líder é campeão olímpico Rai Benjamin, com 46.54.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
02.08.2025

Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

02.08.2025

A velocista de Macaé melhorou sua marca nos 200 m e avançou a final em segundo lugar na semifinal deste sábado (2/8), atrás de Ana Azevedo que correrá pelo bicampeonato brasileiro

01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )

31.07.2025

A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.