Recife - Maria Clara Pereira da Silva (Orcampi-SP) mostra na timidez que é uma atleta iniciante em competições nacionais, ainda não acostumada às entrevistas pós-conquistas. A garota de 14 anos venceu o salto triplo (11,27 m, 1.7 m/s) no primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, nesta sexta-feira (13/10), na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
"Eu esperava saltar na casa dos 11 metros e fui agraciada com um 11,27 m. Foi ótimo para mim", disse Maria Clara, admitindo que gosta de sentir adrenalina da competição. "Senti um frio na barriga algumas vezes na prova."
A saltadora teve a ajuda de seu treinador, o ex-saltador Rubens dos Santos Júnior, para contar como chegou ao projeto do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), em Campinas (SP), e tem se desenvolvido no atletismo. "Ela mora num bairro ao lado do centro de treinamento. Fez 75 m e mostrou pré-disposição para os saltos horizontais dentro do trabalho feito para que os atletas tenham todas as experiências nas provas e no seu desenvolvimento motor", afirma Rubão. Maria Clara faz salto em distância - ainda competirá a prova no Brasileiro Sub-16 - e também o triplo.
Laura Fernanda Moraes Meira (PMOC-SP) conquistou a medalha de prata no salto triplo, com 11,17 m (0.8) e Karine Estefane Martins (Corville-SC), a de bronze, com 10,72 m (2.1).
O pódio do salto triplo masculino teve Guilherme da Silva Izidoro (Instituto Foz-PR), com 14,44 m (-0.9), Davi Souza de Lima (Instituto Vicente Lenílson-MT), com 14,26 (0.0), e Alexander Cordeiro Santa Cruz (Instituto Ideal Brasil), com 13,96 m (-1.5).
Nas semifinais dos 80 m com barreiras duas atletas fizeram marcas inferiores ao recorde brasileiro sub-16. A nova recordista é Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPMP-SP) com 11.24 (1.4), também recorde do campeonato - melhorou a sua própria marca, feita em junho, em São Paulo (11.59). A segunda colocada na quinta série foi Larissa Schon de Morais (AABB-Atletismo Cascavel-PR), com 11.59.
Serviço - A competição de entrada nos eventos nacionais – reúne atletas de 13 a 15 anos - tem ingresso gratuito para o público e todas as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição prossegue neste sábado e domingo (14 e 15/10) na pista da Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1.235, na Cidade Universitária).
O Programa Horário e todos os resultados podem ser encontrados no hotsite da competição CLIQUE AQUI.
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com apoio da Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Esportes, do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, da Universidade Federal de Pernambuco, e da Federação de Atletismo de Pernambuco (FEPA).
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto
A velocista de Macaé melhorou sua marca nos 200 m e avançou a final em segundo lugar na semifinal deste sábado (2/8), atrás de Ana Azevedo que correrá pelo bicampeonato brasileiro
O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )